Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional de Combate ao Glaucoma: doença é a principal causa de cegueira no mundo

 

Dra. Regina Maria Caramuru Moreno realizando exame de vista em paciente (Foto: Julio Salvo)

No dia 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data escolhida para falar sobre a doença e sua prevenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 64 milhões de pessoas sofrem com a doença em todo o mundo. E, por não haver cura, é essencial que ocorra o diagnóstico precoce, pois o tratamento pode diminuir a pressão intraocular, resultando em um retardamento ou até mesmo a interrupção do avanço da doença.

O glaucoma é uma doença silenciosa que pode se desenvolver por meses, ou até anos, sem apresentar quaisquer sintomas. É apenas na fase avançada, quando a pessoa começa a esbarrar em coisas pelo caminho, por exemplo, que se dá conta de que está perdendo a visão periférica, podendo ou não evoluir para a cegueira. 

Na maioria dos casos, a patologia está diretamente relacionada a um aumento excessivo da pressão intraocular, acometendo o nervo óptico e causando um dano irreversível das fibras nervosas. Há, inclusive, dezenas de tipos de glaucoma, fazendo com que a disfunção seja uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo.

Os casos de glaucoma são classificados em dois grupos:

Primário: Quando a doença é resultado de uma herança genética. 

Secundário: Quando a patologia se desenvolve a partir de um outro problema ocular, como alteração vascular ou processo inflamatório.

O tipo mais comum de glaucoma é o crônico simples ou o de ângulo aberto, que correspondem cerca de 80% dos casos. Ele é causado por uma obstrução do escoamento de um líquido chamado humor aquoso. O acúmulo desse líquido no olho gera o aumento da pressão ocular.

Aplicação de colírio em senhor de idade (Imagem: Freepik) 

Fatores de Risco

Pessoas que apresentam miopia e hipermetropia, casos de enxaqueca constantes, histórico de glaucoma na família e usuários de medicamentos que induzam a dilatação da pupila, (como antidepressivos), devem ter a atenção redobrada!

Aliás, o ideal mesmo é que todos façam exames regulares, principalmente após os 40 anos, para averiguar não só esse, como também qualquer outro problema ocular.

Aqui na Trabt, realizamos exames de vista com objetivo de garantir o bem-estar dos trabalhadores. Muitas vezes, é durante um exame de rotina como esse que os primeiros sinais são detectados.

Quer saber mais sobre os nossos procedimentos e serviços? Entre em contato com o nosso atendimento pelo número (15) 3331-5533.


Comentários