Pular para o conteúdo principal

Maio também é o mês que celebra o trabalhador!

 

O 1º de maio é o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, uma data em que honramos a força e a importância de todos os trabalhadores da sociedade. Ela é celebrada anualmente em diversos países do mundo, como Portugal, Rússia, França, Argentina e, claro, o Brasil, onde adotamos como Feriado Nacional!

Lógico, o dia já passou, mas a importância dos trabalhadores deve ser celebrada todos os dias, dando o respeito e o valor que cada profissional merece.

 

Você sabe o porquê de 1º de maio?

Historicamente, o Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886, em que trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da grande jornada de trabalho. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes, gerando revolta. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feriadas.

Aqui no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto foi deixado de lado para assumir um viés comemorativo: o Dia do Trabalhador.

E, para celebrar a coragem, o esforço e a dedicação dos nossos profissionais, vamos falar um pouco sobre o papel desses heróis, que cuidam tanto da saúde, quanto da segurança de inúmeros outros trabalhadores de Sorocaba e região.

 

Trabalhador da Trabt atendendo paciente (Foto: Julio Salvo)

Médico do Trabalho

O profissional dessa especialidade médica é responsável por analisar, compreender e indicar problemas relacionados à toxicologia, ergonomia e higiene ocupacional, possibilitando o diagnóstico e a notificação de doenças e acidentes de trabalho. Dessa forma, é possível providenciar a reabilitação física e profissional do trabalhador.

O Médico do Trabalho é formado em medicina e especializado em medicina do trabalho ou ocupacional. São eles que preservam a qualidade de vida dos funcionários de nossos clientes, buscando sempre prevenir, diagnosticar e contribuir para a saúde dos trabalhadores.

 

Engenheiro de Segurança do Trabalho

De maneira simplificada, o Engenheiro do Trabalho é o profissional responsável por garantir a integridade física dos trabalhadores, corrigindo e apresentando os meios corretos para sua segurança, evitando riscos proeminentes de acidentes de trabalho. Ele também é responsável por propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho.

Diante disso, esse profissional tem o foco na prevenção, por isso é tão importante identificar e analisar todos os riscos possíveis que se encontram no local de trabalho ou que envolvem a execução do trabalho em si.

 

Enfermeiro do Trabalho

Seja em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde, o trabalho de Enfermagem é realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares. Todos eles com importantes funções para o funcionamento dos locais que buscam promover a saúde das pessoas! Mas o nosso super-herói especial têm uma atuação próxima aos trabalhadores, é o profissional de Enfermagem do Trabalho.

Eles são responsáveis por reconhecer as dificuldades do dia a dia, idealizando rotinas de prevenção. Além de contribuírem no socorro de acidentes de trabalho e na realização de exames que qualifiquem o diagnóstico, eles são peças importantes no funcionamento da nossa empresa.  Inclusive, o dia 12 de maio é o dia que celebramos o Dia Internacional da Enfermagem!

 

Assim como estes, há outros profissionais não listados que também contribuem diariamente com o progresso da saúde e segurança dos trabalhadores da Região Metropolitana de Sorocaba, além de todos os outros que movimentam a economia do nosso País. Nós, da Trabt, temos a honra de ter colaboradores tão talentosos e dispostos a cuidar da saúde e da saúde de tantos outros profissionais.

Feliz Dia do Trabalhador!



Escrito por Pedro Camargo / JF Gestão de Conteúdo

Comentários