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A surdez é uma deficiência daquele que tem perda parcial ou total da capacidade auditiva, ou seja, é aquele indivíduo que tem dificuldade ou não consegue escutar. Mesmo após a criação da a lei nº 8.213/91, que visa garantir maior inclusão de PCDs (Pessoas Com Deficiência) no mercado de trabalho, ainda são poucas pessoas surdas presentes nele.
Ainda conforme a legislação, o artigo 93, determina que empresas com mais de 100 funcionários preencham de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados do INSS ou PCDs. Na prática, porém, os dados não são positivos: segundo estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, divulgada pela Agência Brasil, apenas 37% da população surda brasileira está ingressada no mercado de trabalho.
Alguns fatores podem
explicar as dificuldades vividas pelos surdos no campo ocupacional, como o
capacitismo, por exemplo, que acontece quando as pessoas surdas têm suas
habilidades julgadas pela deficiência ou pela falta de formação, uma vez que apenas
7% têm ensino superior completo e outros 32% não dispõem de escolaridade alguma
(Agência Brasil).
Causas,
prevenção, cuidados e inclusão
As circunstâncias de surdez, podem surgir por diversos fatores, sendo eles as infecções, viroses, meningites e outros tipos de doença; nascimento prematuro, casos de surdez na família; e, também, pode ser caudado pela exposição a ruído de alta intensidade no trabalho.
Em meio às dificuldades descritas, no dia 10 de novembro foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, data que tem o objetivo de prevenir, educar e conscientizar as pessoas sobre os problemas relacionados à saúde auditiva.
Nós da Trabt listamos
algumas medidas que podem ser adotadas a fim de evitar problemas auditivos e
também formas de inclusão para portadores da deficiência:
- O uso adequado de EPI’s é imprescindível para os trabalhadores que estão expostos a ruídos por conta de sua atividade ocupacional;
- Acompanhamento da saúde auditiva dos colaboradores, é importante que a empresa também esteja ciente e passe a acompanhar a saúde de seu funcionário;
- Acompanhamento do empregador, quando possível, visando reduzir ou eliminar os ruídos no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade de vida e a produtividade de sua equipe;
- Não praticar o capacitismo, apesar de apresentar problemas auditivas, os surdos não perdem sua capacidade de aprendizado, evolução e produtividade, então, não os subestimem;
- Criar um ambiente seguro e acolhedor, eles já sofrem desafios cotidianamente, portanto, nada melhor que ela se sinta bem e confortável em seu trabalho.
Fontes:
Conselho Federal de
Fonoaudiologia
Escola Nacional de Saúde
Pública
Surdo Cidadão
Tribunal Regional Eleitoral
de Pernambuco
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