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O que você deve saber sobre a dengue e como ela pode afetar o trabalho

 

Crédito: Freepik

Conforme a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença ocupacional, desde que a patologia seja exposta aos colaboradores no local de trabalho. Em meio do aumento de casos nesse ano, acreditamos ser importante explicar como a dengue pode afetar no âmbito ocupacional.

Apesar da maioria dos seus casos não evoluírem e os casos de óbitos serem raros, a dengue é uma doença debilitante, que muitas vezes pode provocar afastamentos temporários do trabalho. O período de afastamento pode ser de 3 até 10 dias, a depender da gravidade dos sintomas. 

Os sintomas comuns podem dificultar o desempenho em diversas atividades, como as dores nas juntas, no corpo e atrás dos olhos, além da febre alta.

 

Como evitar a dengue no trabalho?

 

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti fêmea, ocorrendo com maior frequência em épocas quentes e com muitas chuvas. O inseto se produz em locais em que tenha água limpa e parada, o que deixa um sinal de alerta para gestores e trabalhadores em suas empresas.

Portanto, é necessário tomar adotar medidas de prevenção dentro das empresas, como colocar areia nos vasos de plantas, limpar os recipientes de água e deixá-los virados para baixo, evitar entulhos e pneus ao ar livre. É preciso também conscientizar funcionários sobre a doença em reuniões e treinamentos, além da realização de inspeções periódicas nos ambientes de trabalho. 


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