Pular para o conteúdo principal

Como as empresas que permanecem trabalhando estão protegendo seus colaboradores do novo Coronavírus?



Uma cartilha de prevenção foi produzida para ajudar as companhias nesse período de calamidade pública 

Durante o isolamento social determinado pelo Governo de São Paulo na última terça-feira, dia 24, a grande maioria dos trabalhadores segue em casa se protegendo do novo Coronavírus. No entanto, o governador do estado, João Doria, determinou que as indústrias e também as empresas que não trabalhem diretamente com a população devem continuar com as suas atividades, a fim de não haver um colapso na economia.

Em Sorocaba, cidade que possui o maior polo industrial da região, muitas dessas empresas continuam trabalhando normalmente. Mas como proteger esses colaboradores do vírus e, consequentemente, suas famílias? Para ajudar nessa missão, a TRABT Medicina e Segurança do Trabalho produziu uma “Cartilha de Prevenção ao Coronavírus para Empresas” com a intenção de ajudar as organizações a manter a segurança no ambiente corporativo. Nesse documento contém desde informações sobre a doença, como maneiras de prevenção, auto limpeza e cuidados na estação de trabalho, bem como orientações de como proceder em casos de viagens nacionais e internacionais, reuniões, eventos e, claro, o que fazer em casos de contaminação, a fim de não colocar em risco a saúde dos funcionários e do negócio também.

“Sempre temos a intenção de estar à frente e ser ativo na busca pela prevenção das doenças dos nossos clientes e trabalhadores. Tendo em vista nossos estudos e atualizações sobre o tema de Coronavírus, resolvemos nos antecipar, produzir essa Cartilha, enviar para todas as empresas clientes e, principalmente, para aquelas que devem se manter abertas nesse período de calamidade pública. Então, esse documento serve para reunir todas as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, mas, também, para contribuir com toda a nossa experiência prática e teórica na prevenção do vírus”, explica Dr. Renan Paiva Moreno, Médico do Trabalho e sócio-diretor da TRABT Medicina e Segurança do Trabalho.

Renan salienta que as empresas que não podem parar de funcionar nesse período, precisam implantar as medidas de prevenção contra a transmissão do vírus de maneira imediata. “Muitas vezes, o responsável não sabe por onde começar ou ainda não tem ideia de tudo o que é recomendado pelas organizações de saúde a fim de garantir a máxima proteção de todos os envolvidos. Portanto, a Cartilha, nesse momento, é de extrema importância”.

A Valéria Marques, supervisora de produção, atua em uma dessas indústrias. Mesmo trabalhando, ela garante que se sente segura no ambiente de serviço, justamente por conta das precauções que a empresa onde trabalha tem tomado diante da pandemia do Covid-19. “A empresa disponibilizou álcool em gel de mão para todos os colaboradores que permanecem na ativa, assim como distribuiu pontos de abastecimento do produto por toda a fábrica. Àqueles que puderem e desejarem ir trabalhar de carro ou moto próprios, terão o valor do combustível ressarcido semanalmente. Mas além de tudo isso, a companhia já afastou aqueles que fazem parte do grupo de risco, a fim de garantir a saúde todos”.

Além dessas medidas, Renan ainda intensifica outras que podem ajudar no dia a dia dos funcionários, como, ao utilizar o transporte fretado, manter as janelas abertas ou procurar saber se o ar condicionado está com a manutenção em dia; sentar separadamente também é importante para manter distância segura e proteger a todos contra as doenças infecciosas; e, claro, se preocupar com a própria etiqueta respiratória, colocando a parte interna do braço à frente da boca e do nariz ao tossir ou espirrar.

“Todas essas medidas são válidas para o momento. Mas como o novo Coronavírus segue em estudo, pode ser que, em breve, novas recomendações surjam e todos precisam estar cientes e as colocando em prática para garantir o bem-estar dos colaboradores. Por isso, é importante estar atento todos os dias às notícias oficiais vindas do Ministério da Saúde”, finaliza.

Lembrando que essas medidas de proteção não são válidas apenas nesse período de pandemia do Covid-19, mas, sim, em todas as épocas, pois elas também vão evitar a propagação de outras doenças conhecidas há bastante tempo.

Aos que desejarem fazer o download da “Cartilha de Prevenção ao Coronavírus para Empresas” basta acessar o link: BAIXE AQUI A CARTILHA DE PREVENÇÃO DA COVID-19

Comentários