Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: saiba tudo sobre o vírus e como se proteger



O Coronavírus, ou Covid-19, tem chamado a atenção de todo o mundo. Com diversos casos confirmados em vários países, incluindo o Brasil, a doença está sendo encarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma possível pandemia, já que ela é contraída de forma muito simples.
Apesar do número de casos estar caindo na China, País onde o vírus surgiu, o resto do mundo já soma mais de 100 mil pessoas infectadas. Embora seja alarmante, a OMS afirma que 80% dos casos são leves e apresentam os sintomas parecidos com o da gripe comum.
A faixa etária mais atingida pelo vírus é a de 40 a 69 anos, estando os idosos com doenças crônicas os mais propensos a contrair o covid-19. O número de mortos pela doença é maior em pessoas com mais de 80 anos. 
Deste modo, trazemos algumas informações sobre questões importantes sobre o vírus, além de como se proteger, especialmente, no ambiente de trabalho.
O que é?
O coronavírus, ou covid-19, é um tipo de vírus que pode infectar pessoas e animais, causando doenças respiratórias, como resfriados e pneumonias. Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade de respirar.

Como acontece a transmissão?
A transmissão ocorre em contato com alguém já doente ou em contato direto com as secreções infectadas.

Como se proteger?
Para se proteger da doença, é imprescindível adotar alguns hábitos de higiene:
- Mantenha uma boa higiene pessoal;
- Quando for tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel para reduzir as chances de transmissão de viroses. Na falta de um lenço, não use suas mãos, ao invés disso, utilize a manga da sua camisa conforme mostra a imagem abaixo:
- Evite ingerir alimentos crus, dando preferência aos cozidos.
- Evite o contato direto com pessoas que estejam com algum dos sintomas relacionados acima;
- Evite tocar o seu rosto, especialmente a boca;
- A utilização de máscaras de proteção só deve ser feita por pessoas contaminadas ou que estejam cuidado de pessoas infectadas;
- Evite contato com superfícies potencialmente propensas a estarem contaminadas, como portas e corrimãos;
- Evite lugares cheios;
- Lave as mãos com água e sabão: este hábito é o mais importante de todos e deve ser feito várias vezes ao dia. Veja, na imagem abaixo, como a limpeza das mãos deve ser feita de maneira eficaz:

Como se proteger no ambiente de trabalho?

Mantenha limpa a sua área de trabalho e objetos compartilhados, como telefone, celulares, computadores, chaves, mesas e balcões, cadeiras e apoios para os braços, interruptores, impressoras, controles de temperatura, maçanetas, botões de descarga e etc.

Quando procurar o médico?
Caso apresente os sintomas já descritos acima ou tenha estado com alguém que tenha visitado, há pelo menos 14 dias, os países Alemanha, China, Coreia do Sul, França, Índia, Irã, Itália e Tailândia. Vale lembrar que, mesmo que você não tenha apresentado nenhum sintoma, é importante procurar o hospital e informar o responsável.  

No Brasil, apesar de já terem sido confirmados casos da doença, o Ministério da Saúde ainda não divulgou nenhuma ação direcionada para o combate ao coronavírus. Portanto, vida normal.




Comentários