Pular para o conteúdo principal

Trabt doa programas que garantem a segurança dos profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba


Vivemos dias tortuosos e cabe a cada um de nós fazermos o bem para aqueles que temos a oportunidade. Nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, acreditamos que a solidariedade gera uma sociedade melhor, e sempre que podemos, nos colocamos à disposição para ajudar.
Uma das instituições que tem nosso respeito e carinho é a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, a qual ajuda tanto os sorocabanos e pessoas de toda a região. “Pensando em colaborar com o bom trabalho da Santa Casa, ofertamos à Instituição e sua filial, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. Pretendemos continuar com ações como essas que tanto ajudam a nossa cidade e região”, comenta o nosso médico do trabalho, Dr. Renan Paiva Moreno.
Para que vocês entendam melhor a importância desses programas, vamos explicar para o que serve cada um deles. O PPRA é um programa que tem a finalidade de reconhecer, reduzir e eliminar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho. O serviço contempla a avaliação desses riscos ocupacionais, assessoria anual da equipe técnica para questões relacionadas à segurança do trabalho, indicação de EPIs adequados e treinamentos aplicáveis, além de orientações sobre medidas necessárias para tornar cada um dos setores da empresa um local de trabalho seguro, tudo reunido em um só documento. 
O PCMSO é um programa com ações para preservar a saúde dos trabalhadores da empresa. Nele, identifica-se quais exames cada funcionário deve realizar, obtém indicadores de saúde por meio de relatórios anuais, incluindo dados epidemiológicos coletados durante os exames ocupacionais, além de gestão de faltas por motivos médicos, traz, também, soluções para questões cotidianas e a respectiva implicação para à saúde dos funcionários da empresa e a continuidade da execução de seus trabalhos, entregues  em um documento impresso contendo nossas orientações técnicas.
“Com todas essas informações fornecidas pelos relatórios dos programas, as instituições sabem onde devem investir para que o trabalho seja seguro e eficaz. Os programas têm validade de um ano, após este período é necessário realizar uma nova análise”, explica Renan.
Com a doação desses programas, colaboramos para que o trabalho dos nossos guerreiros da saúde tão importantes, ainda mais neste período de pandemia, seja mais seguro e confortável para eles. Queremos agradecer imensamente cada um de vocês que se colocam, todos os dias, na linha de frente contra a COVID-19 por nós!

Comentários