Pular para o conteúdo principal

Interior paulista registra 70% dos novos casos de Coronavírus


Na última terça-feira (7), o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a mudança do padrão de contaminação pelo novo Coronavírus no estado de São Paulo. Foi concluído que o interior paulista possui 70% dos novos casos, enquanto a capital registrou queda.

Sorocaba se encontra, até o momento, entre as cidades classificadas como fase vermelha, possuindo 74% de ocupação de seus leitos. Por isso, no último dia 19 de junho, a prefeita Jaqueline Coutinho determinou o fechamento do comércio não essencial da cidade e anunciou medidas mais restritivas de combate a COVID-19. Sem uma queda significativa dos casos, o município permanece na fase crítica, enquanto a Capital e demais cidades deram continuidade na flexibilização do Plano São Paulo.

O Plano São Paulo, analisa cada município individualmente e semanalmente a partir das regras: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo Coronavírus; número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, são necessárias duas semanas de queda e estabilidade no número de casos.
Parte do Plano São Paulo, é composto por protocolos sanitários específicos de prevenção para cada setor da economia, que observa o comportamento da doença em cada região do estado, divididos em 17 Departamentos Regionais de Saúde, categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

De acordo com o nosso engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Augusto Soravassi, o município de Sorocaba utilizou boa parte das medidas de prevenção previstas no protocolo sanitário em decretos municipais. E, devido aos decretos e a fiscalização, alguns empresários estão investindo em medidas de segurança para seus estabelecimentos, mesmo que a cidade ainda permaneça na fase vermelha.

Esse é o caso de Marcos Wagner Pelegrine de Almeida, gerente de um dos postos de combustível de bandeira Ipiranga, localizado em Sorocaba/SP, que por conta da fiscalização do Ministério da Economia, antigo Ministério do Trabalho, procurou pela nossa consultoria para implementar todas as medidas determinadas, a fim de garantir a segurança dos colaboradores e clientes e, também, para evitar multas. “Essa consultoria foi muito importante para meus colaboradores, pois, por meio dela, realizamos treinamentos em relação aos EPIs utilizados na empresa e também palestras sobre a COVID-19, na qual foi explicado como eles podem se proteger do contágio de uma maneira prática, além de outros assuntos sobre a doença”, comenta.

A consultoria no posto de Marcos foi realizada por nós da TRABT, que somos especializados em segurança e saúde do trabalho. “Desenvolvemos um projeto para auxiliar as empresas na interpretação e implantação destes protocolos do Plano São Paulo, dentre outras medidas de prevenção à COVID-19, sempre seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, Administração de Segurança e Saúde Ocupacional Internacional – OSHA, Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT e a Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT”, detalha Rodrigo.

O objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários e clientes, agindo na prevenção da contaminação. Esses protocolos, quando adotados nas empresas, auxiliam no plano geral, ou seja, contribui para que a taxa dos casos da infecção diminua em Sorocaba.

“O trabalho oferecido por nós da Trabt é personalizado. Fazemos uma análise geral da empresa e de cada um de seus setores para identificar os pontos de melhoria, emitindo um relatório preliminar. Como a situação por conta do novo Coronavírus pede urgência, as empresas implementam as medidas o mais rápido possível. Após isso, nós fazemos uma nova análise e verificamos se todas as recomendações foram seguidas, emitindo um relatório final, o qual possui grande peso numa análise fiscal”, explica o engenheiro de segurança do trabalho.

Depois das nossas orientações, Marcos diz estar mais confiante e tranquilo para executar seu trabalho. “Com certeza todos ficaram mais seguros no ambiente de trabalho e também mais confiantes que conseguirão se proteger tanto no trabalho, quanto em casa. Eu indicaria a consultoria sem dúvida nenhuma, fui muito bem atendido”, finaliza.

Acreditamos que se todas as empresas adotarem essas recomendações, Sorocaba possa passar para a próxima fase do Plano São Paulo e retomar o comércio não essencial da cidade.


Comentários