Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: Não é Drama!

 


O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o mês Setembro Amarelo.

O movimento visa prevenir o suicídio e desta forma, reduzir o número de casos. No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. Somos o oitavo país no ranking de suicídios, uma triste realidade que está se intensificando por conta das angustias e diversidades causadas pela pandemia.

De acordo com Associação Brasileira de Psiquiatria, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos psiquiátricos, como depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso e dependência de outras drogas, transtornos de personalidade, esquizofrenia, transtorno de ansiedade e outros mais. 

Segundos dados divulgados em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.

Os números são alarmantes, por isso, somos empenhados em fazer com que a prevenção seja eficaz. Fique atento as pessoas ao seu redor e a você mesmo, sentimentos como desesperança, desespero, desamparo e impulsividade, podem ser indícios de uma depressão ou ansiedade, e não sabemos em que grau cada pessoa é atingida!


Esses são alguns fatores que aumentam o risco de suicídio:

- Abuso sexual na infância

- Alta recente de internação psiquiátrica

- Doenças incapacitantes

- Impulsividade/Agressividade

- Isolamento Social

- Suicídio na família

- Tentativa prévia

- Doenças mentais

 

Medidas que podem ser tomadas para diminuir os de risco de suicídio:

- Aumentar contato com familiares e amigos

- Buscar e seguir tratamento adequado para doença mental

- Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais

- Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado

- Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas


Fique atento e tenha empatia, seja a ajuda de alguém ou procure por uma. O suicídio pode ser evitado, ele não é a solução dos seus problemas!


Comentários