Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa, precisamos focar na prevenção!

 


Quando falamos em Outubro Rosa, todos sabem que estamos falando a respeito do câncer de mama. A campanha tem preocupação e urgência em dialogar sobre este assunto sério, do qual todos devem estar a par, mas em especial o público feminino, visto que o número de casos é maior entre as mulheres.

A Trabt apoia esta campanha mundial contra o Câncer de Mama que tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização, sanar dúvidas sobre os protocolos de prevenção e, assim, contribuir para a redução da mortalidade.

Atualmente, a taxa de mortalidade por câncer de mama, além de ser crescente, é a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2018, houve cerca de 13,84 óbitos para cada 100.000 mulheres. Porém, é preciso alertar que a doença também atinge os homens!

A doença é ocasionada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.

Caso você perceba alguma alteração na mama, como pele grossa e presença de nódulos, covinha nas mamas, mamilos e aréolas com aspectos rugosos, mamas vermelhas e quentes, secreções, feridas na pele, caroços elevados, mamilo retraído, veias crescentes, mudança no formato ou tamanho, aspecto de casca de laranja e demais, procure um médico imediatamente!

A prevenção do câncer de mama é a forma mais rápida e eficaz de tratamento, por isso, é importante realizar regularmente o autoexame!


Vamos ensinar o passo a passo do procedimento:

No espelho - Observe as duas mamas com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com elas. Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

No banho - Com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama direita com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento. Faça o mesmo com a mama esquerda, trocando a mão.

Deitado - Coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo. Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele. Faça o mesmo na outra mama.

Cuide-se e encoraje outras mulheres a cuidarem da saúde!


Comentários