Pular para o conteúdo principal

Trabt oferece treinamento a CIPA da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba


 

No último dia 12 de novembro, nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, oferecemos um treinamento para a Comissão Interna de Prevenção a Acidente (CIPA) da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, com o objetivo de instruir os participantes sobre como proceder dentro do ambiente de trabalho, evitando possíveis acidentes.

Se tivéssemos que descrever em uma palavra o objetivo da segurança do trabalho, ela seria prevenção, por isso, os cursos e treinamentos são tão importantes.

Além disso, as empresas com mais de um funcionário em contrato de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são obrigadas a ter uma CIPA. Na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, essa comissão é formada por 30 cipeiros, dos quais há um presidente e um vice-presidente. O presidente é indicado pelo empregador, enquanto o vice é eleito pelos próprios cipeiros.

“A CIPA caminha paralelamente a área de segurança do trabalho, apesar de não ter poder fiscalizador, atua com a atenção voltada mais para dentro da empresa, verificando possíveis riscos. Desta forma, este treinamento é essencial para que ela tenha ciência e percepção do que é segurança e saúde ocupacional dentro do ambiente de trabalho”, afirma Daniel Miranda, engenheiro de segurança do trabalho, profissional responsável pelo treinamento a serviço da Trabt.

Ainda de acordo com Daniel, o treinamento é um breve resumo do conteúdo apresentado no curso “Técnico em Segurança do Trabalho”, no qual os indivíduos da CIPA aprendem sobre as Normas Regulamentadoras (NR). “A própria CIPA é uma NR, a de número 5, assim, neste treinamento estudamos tudo a respeito dela, além de abordar outras, como a NR6, que fala sobre os equipamentos de proteção individual. A NR35, que aborda o trabalho em altura, a NR12 referente ao trabalho em máquinas e equipamentos e outras também são importantes, pois passam um norte para os envolvidos de como são as atividades de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos”, explica o engenheiro.

O curso é oferecido sempre pensando na realidade daqueles trabalhadores, oferecendo um serviço que, de fato, vai impactar positivamente em suas vidas, além de pensar em uma linguagem acessível a todos, usando da descontração para gerar uma intimidade e despertar o interesse dos participantes. Este ano o treinamento também trouxe apontamentos a respeito da Covid-19.


Djalma Batista, supervisor de manutenção da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e vice-presidente da CIPA, participou pela segunda vez do treinamento e diz que este ano passou a ter uma outra visão. “O Daniel está de parabéns, pois ele explica super bem. Este ano nos passou conteúdos e apontamentos novos, com uma dinâmica diferente, nos fazendo ter uma visão ampla dos riscos. A gente passa a percebê-los e isso é importante”, diz.

Talita Honório Gomes, coordenadora da oncologia e presidente da CIPA, diz que é ótimo esse tipo de treinamento para garantir a segurança de todos da Santa Casa. “Foi muito bom ter uma visão ampla do que precisamos cuidar, dos dados que devemos passar aos outros trabalhadores e principalmente do que devemos supervisionar. Nos chamou a atenção para várias coisas que passavam despercebidas e que podem ser possíveis riscos, e nós nem nos dávamos conta”, finaliza a presidente.


Comentários