Pular para o conteúdo principal

Dia Pan-Americano da Saúde: prevenção e mudanças de hábitos salvam vidas e erradicam doenças

 


No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Pan-Americano da Saúde, uma data muito significativa para as nações, não apenas para os profissionais da saúde, mas também para a população, visto que quanto mais as áreas da saúde se desenvolvem, evoluem e realizam conquistas, as pessoas também ganham novas formas de se manterem saudáveis. 

A data surgiu em 1941, por meio do Decreto Federal nº. 8.289, com o intuito de mobilizar os cidadãos dos continentes em torno de campanhas de educação e prevenção sobre os principais cuidados necessários para prevenir doenças, inclusive aquelas que são típicas de cada região, buscando qualidade de vida e bem-estar para todos. 

Em suma, as campanhas nacionais e internacionais de saúde buscam conscientizar as pessoas sobre prevenção. Ela é o xodó dos profissionais da saúde, pois, por meio delas, muitas doenças são evitadas, além de que os diagnósticos precoces fornecem aos pacientes mais chances de cura e aumento de sobrevida. 


O Brasil venceu epidemias de varíola, febre amarela, sarampo e catapora e, hoje, possui um alto controle dessas doenças por causa dos calendários obrigatórios de vacinação durante os primeiros meses e anos de vida das crianças. A estratégia adotada teve sucesso, devido às campanhas nacionais e por conta de ações educativas em escolas e bairros, para pais e educadores. A erradicação da paralisia infantil, por exemplo, é resultado de ações brasileiras e da organização Pan-Americana de Saúde. 

Agora, a próxima epidemia que buscamos vencer é a da Covid-19, que nos tem ensinado muito sobre a prevenção e a importância da higiene pessoal no combate a essas enfermidades. O primeiro passo para não se deixar acometer por essas doenças é a necessidade urgente de uma mudança de comportamento individual e coletivo, por isso, o Dia Pan-Americano da Saúde é importante para educar e conscientizar, assim como as recomendações sanitárias impostas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério Brasileiro da Saúde. 

Nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, queremos deixar outras dicas de ações que você pode adotar para se manter saudável sempre:

– Mantenha a sua vacinação em dia;

– Cobre do serviço público o saneamento da sua região;

– Tenha uma alimentação mais saudável, consumindo frutas, legumes e hortaliças, e evitando alimentos industrializados e gordurosos;

– Consulte um médico regularmente;

– Evite fazer uso de medicamentos de forma abusiva e desnecessária;

– Se você for do gênero feminino, realize o exame de Papanicolau periodicamente;

– Se você for do gênero masculino, faça o exame de próstata com regularidade;

– Evite o consumo excessivo de álcool;

– Não fume. Procure um grupo antitabagista no Posto de Saúde mais próximo;

– Pratique exercícios físicos frequentemente; 

– Amamente no mínimo por 6 meses ou até os 2 anos de idade da criança. 

Quando você se cuida, incentiva que outras pessoas façam o mesmo. Juntos, podemos construir uma sociedade saudável. 


Comentários