Pular para o conteúdo principal

Luta contra AIDS: a TRABT apoia essa ideia

 




Em parceria com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, a TRABT Medicina e Segurança do Trabalho se tornou um dos pontos de distribuição de preservativos e materiais informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis da cidade.

Em Sorocaba, a Prefeitura divulgou dados que apontam que, em 2020, já foram registrados 416 casos de sífilis e 152 novos casos de HIV. Por isso, a campanha tem foco na prevenção e testagem dos indivíduos.

“A Trabt reconhece a importância dessa campanha, por isso, realiza essa parceria com a Secretaria de Saúde. Recebemos o material e disponibilizaremos a todos, para que as pessoas se informem e também possam se prevenir da transmissão das DSTs”, frisa Dr. Renan Paiva Moreno, médico do trabalho da TRABT.

Essa ação se torna ainda mais importante, pois estamos em meio a Campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que tem o objetivo de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e as outras DST’s, assim como na prevenção, na assistência e na proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Chega de preconceito

Segundo dados divulgados pelo Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV e Aids, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), 64,1% das pessoas portadoras das doenças já́ sofreram alguma forma de estigma ou discriminação pelo fato de viverem com Imunodeficiência Humana (HIV) ou com Imunodeficiência Adquirida (AIDS). As situações de discriminação incluem perda de fonte de renda ou emprego (19,6%) e, também, agressões físicas (6,0%).

De acordo com Dr. Moreno, análises clínicas específicas para detectar DSTs não fazem parte da lista de exames ocupacionais. “Por lei, é proibido exigir estes exames ao colaborador. Afinal, não é isso que determina se ele está apto ou não para o trabalho”, esclarece.

Disque Denúncia

Ainda há muito preconceito em torno da doença. Para auxiliar a população que se sente discriminada, há canais gratuitos de informação, acompanhamentos específicos e denúncias, que podem ser feitos pelo Disque 100 ou pelo Disque Saúde 136.

É importante ressaltar que todas as pessoas têm direito ao tratamento gratuito da HIV ou AIDS, assegurado pela Lei n° 9.313/1996.

Horário de funcionamento

A TRABT atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, ou aos sábados, das 8 às 12 horas. Para retirar os preservativos e os materiais educativos, não precisa de agendamento prévio.

Já para realizar a testagem, é necessário ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h30. O teste, indicado para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C, é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo do paciente. O resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos.

Comentários