Pular para o conteúdo principal

Trabalho em altura: sua equipe está preparada?



A Norma Reguladora 35, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é clara: toda atividade executada acima de dois metros, onde haja risco de queda, é considerada trabalho em altura. Logo, para melhor desempenhá-la, é imprescindível que as empresas sigam à risca alguns requisitos mínimos de segurança e medidas protetivas fundamentais para este tipo de serviço, a fim de proteger o trabalhador.

“Nenhum trabalho, seja ele de qual natureza for, deve colocar em risco a vida do trabalhador. Por isso, a NR-35 vem para conscientizar os profissionais quanto à prática segura e as principais técnicas para realizar trabalhos em altura”, pontua Rodrigo Augusto Soravassi, engenheiro da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho.

No entanto, não basta, simplesmente, saber que existe uma NR e que há regras e medidas a serem adotadas, se não houver um treinamento eficaz para os trabalhadores. Afinal, conhecer a teoria é importante, mas dominar a prática é essencial. “Consideramos que o profissional está habilitado quando ele realiza um curso de, no mínimo, 8 horas. Os treinamentos que oferecemos, aqui, na Trabt abordam técnicas cognitivas e psicomotoras. Buscamos desenvolver hábitos preventivos e reflexos condicionados aos riscos existentes”, conta Soravassi.

Estamos falando de uma das normas mais importantes, quando se trata de segurança e saúde do trabalhador, pois o trabalho em altura ainda lidera o ranking de acidentes nas empresas. Quando aplicada em treinamentos e atualizações, periodicamente, há uma significativa redução nos índices de ocorrências. Estudos mostram que, entre as empresas que oferecem os cursos, há uma queda de até 70% no número de acidentes.

E, para isso, o papel do empregador é fundamental. Cabe a ele a responsabilidade de realizar treinamentos periódicos e eventuais, a cada dois anos, de fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, acessórios e sistemas de ancoragem, além de desenvolver um planejamento para organização e execução das atividades.

Treinamentos Trabt

Capacitamos, em média, quase 500 profissionais ao ano. Os treinamentos ocorrem mensalmente e as aulas são divididas em duas etapas: teóricas, com carga horária de 3 horas, e prática, com 5 horas.

Os cursos são ministrados aqui mesmo, na Trabt, ou na própria empresa, o que traz um ambiente mais realista para as atividades e uso dos equipamentos necessários. As atividades práticas buscam simular todos os possíveis riscos que podem acontecer. “Cada empresa desempenha uma atividade. Por isso, nós estudamos o ramo de cada uma delas e preparamos um curso personalizado, para utilizarmos todos os equipamentos necessários e específicos para tal atividade, como o cinturão paraquedista, o talabarte, a trava queda e o dispositivo de ancoragem”, explica o engenheiro.

Conteúdo programático

Oferecemos dois formatos de treinamento:

Teórica:

  • Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • Análise de risco e medidas de prevenção e controle;
  • Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em altura;
  • Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros-socorros.

Prática

  • Apresentação dos equipamentos e acessórios;
  • Simulações das atividades desenvolvidas nas empresas;
  • Estudos de casos de acidentes típicos no trabalho em altura;
  • Técnica de análise de risco.

 

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe: (15) 3331-5533.

Comentários