Pular para o conteúdo principal

Teste Rápido X RT-PCR: o que são e quando fazer cada um



Mesmo com toda movimentação para o início da vacinação contra a Covid-19, ainda há muita procura por testes de diagnóstico que comprovem ou não o contágio da doença. Nós, da TRABT Medicina e Segurança do Trabalho, desde o início da pandemia, nos mobilizamos para oferecer exames laboratoriais eficazes para os nossos clientes e população em geral, como o Teste Rápido e o RT-PCR. Mas afinal, qual a diferença entre eles e quando é o momento certo para realizá-los?

Em linhas gerais, cada um tem sua recomendação e seu objetivo: o Teste Rápido é indicado para o pós-doença, pois ele mostra se há a presença de anticorpos no organismo, o que significa dizer que a pessoa já teve a doença e está imune. O RT-PCR é um método analítico mais específico, que visa buscar a presença do vírus, especificamente, confirmando ou não a sua existência naquele momento. Em ambos, o resultado sai em pouco tempo, e está cada vez mais preciso.

Para que os testes rápidos sorológicos tenham boa eficácia, há o momento certo para fazê-los, que é a partir do sexto ou sétimo dia de contágio. Mas por que isso? Didaticamente, Dr. Renan Moreno, Médico do Trabalho na TRABT Medicina e Segurança do Trabalho, explica. “Vamos imaginar uma situação de polícia e ladrão. O bandido é o vírus e a polícia é o anticorpo. Se entra um bandido aqui, eu ligo para a polícia. Não adianta eu ir correndo para a janela ver se já chegou, que a polícia não vai estar, ela demora um tempo, que são, aproximadamente, 8 dias. Enquanto isso, estou desprotegido, buscando criar mecanismos de defesa contra o bandido”.

Tudo ocorre em um período de 14 dias, chamado de incubação. Este é o tempo em que o vírus se instala no organismo e começa a replicar, atingindo seu pico máximo no 3º dia de infecção. A partir do 4º ao 8º, a quantidade de vírus cai e, em contrapartida, o organismo começa a reagir criando anticorpos, que são os mecanismos de defesa naturais do corpo. “É na primeira semana de sintomas que indicamos o exame RT PCR, que irá nos mostrar a presença do vírus, quando aplicamos o RT-PCR; ou a presença de anticorpos, quando fazemos o Teste Rápido, após o 8º dia de sintomas. Muitos diagnósticos não condizem com a realidade, pois os exames são feitos no tempo errado de incubação do vírus”, detalha Dr. Renan.

 

Quem pode fazer o teste?

O exame é indicado para todos aqueles pacientes que tiveram contato com alguém que tenha sido diagnosticado com COVID-19. Vale para todos: adultos e idosos sintomáticos ou que não apresentam os sintomas. “Uma regrinha simples: quer saber se está com COVID-19 naquele momento, RT-PCR; quer saber se já teve a doença, Teste Rápido. Lembrando que, para agendar o exame, é fundamental apresentar um pedido de exame prescrito por um médico.

 

Como fazer o exame da TRABT?

Para realizar o exame, basta comparecer à TRABT, nos horários de funcionamento, portando documento de identificação, prescrição médica e, claro, usando máscara e mantendo o distanciamento de outros pacientes que estejam no local. Caso não tenha o pedido médico, um dos profissionais de nossa equipe poderá emitir.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 18 horas

Aos sábados: das 8 às 12 horas

Telefone: (15) 3331-5533

Comentários