Pular para o conteúdo principal

Após denúncia, Ministério do Trabalho comprova atuação legal da TRABT

 


Durante o mês de fevereiro, fomos alvo de uma denúncia anônima no Ministério Público do Trabalho (MPT). A acusação, infundada, alegava a existência de aglomerações em nosso estabelecimento, ausência de aferição de temperatura de colaboradores e clientes, além de apontar a deficiência na higienização de corrimãos e elevador. A denúncia salientava, também, a proibição de trabalho remoto e a omissão da empresa no controle do contágio da Covid-19 entre os funcionários.

Como era de se esperar de órgãos sérios e comprometidos, o MPT realizou uma inspeção nas instalações da nossa empresa no dia 22 de fevereiro, por meio do CEREST (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador). Como resultado da averiguação realizada, o relatório não constatou as irregularidades citadas.

A avaliação do CEREST ainda comprovou que implantamos e mantemos um procedimento interno para enfrentamento da pandemia, incluindo o cuidado com a limpeza criteriosa de todas as áreas da nossa unidade. Além disso, o órgão reconheceu como válida as ações executadas, como a liberação do trabalho remoto para gestantes e colaboradores que se enquadram no grupo de risco e a disponibilidade de uma jornada de trabalho reduzida. Também nos encarregamos do atendimento médico inicial a todos os funcionários que apresentaram sintomas da doença. Inclusive, o relatório da Órgão fiscalizador menciona a vacinação oferecida aos profissionais de saúde por meio da campanha realizada pela Secretaria de Saúde do Município, a qual iniciamos em janeiro desse ano.  

Diante de todos esses fatos, o Ministério Público do Trabalho optou por arquivar o processo, com base no Art. 5º, alínea “a”, da Resolução 69/2007, do CSMPT (Conselho Nacional do Ministério Público). Para nós, ficou apenas a certeza de que estamos realizando o nosso trabalho da melhor forma possível.

Comentários