Pular para o conteúdo principal

Saiba qual a diferença entre máscaras de proteção respiratória e face shield contra a COVID-19

 


Quando se trata de prevenção ao novo Coronavírus, é bem comum encontrarmos sempre aquela pessoa que diz se cuidar e que sabe tudo, mas, na verdade, “erra feio” e pode colocar a própria vida e a de muitos em risco. Tudo isso, muitas vezes, por pura desinformação. Vamos acabar com essas dúvidas hoje e responder aquela questão: afinal, qual a diferença entre as máscaras de proteção respiratória e o face shield?

Quem pode nos explicar melhor essa incógnita é o médico do trabalho e nosso diretor, Renan Paiva Moreno. Ele diz que a principal diferença entre esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é sua finalidade, pois, apesar do face shield ser eficaz para a proteção de aerossóis na região ocular, ele não protege contra a contaminação via oral ou nasal, ou seja, o uso dele - face shield - sozinho, te torna propenso à infecção.

De acordo com Renan, o face shield deve ser usado juntamente com as máscaras de proteção respiratória. Essa mesma recomendação é dada à nova “moda”, que são as máscaras de policarbonato, chamadas popularmente por “N85”, que, apesar de não atrapalhar nas expressões faciais, deixa espaços de vedação, não protegendo contra uma possível infecção.

E as máscaras de proteção respiratória? Qual seu papel na proteção contra a Covid-19? Esse equipamento de proteção é sim essencial quando buscamos nos proteger dessa nova doença e de suas mutações, que podem tornar o vírus mais infeccioso. Elas, usadas de forma correta, cobrem o nariz e a boca, as principais “portas” para a contaminação. Mas nem tudo são flores, já que mesmo as máscaras N95, aquelas usadas por profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid-19, não tem eficácia de 100% contra o agente infeccioso.

O médico reforça que o uso da máscara deve ser combinado com o distanciamento social e a higienização correta e constante das mãos. “A higienização das mãos é algo sério. Ao lavar as mãos, a pessoa deve se atentar a todos os passos, lavando-as por, pelo menos, 20 segundos e ainda fazendo o uso do álcool em gel, não só como opção, mas como complemento”.


Comentários