Pular para o conteúdo principal

Dia do Caminhoneiro: cuide de sua saúde!

 

Exames periódicos de visão são essenciais para a garantia de saúde e prevenção de acidentes. Crédito: StillPhotography/Pixabay

Os caminhoneiros são profissionais essenciais para a subsistência da sociedade e rotina da população, pois são eles quem transportam a maioria dos alimentos, materiais de higiene, produtos e insumos necessários para o dia a dia. Em 16 de setembro, é celebrado o Dia do Caminhoneiro e, em homenagem a data, lembramos – e alertamos – sobre os cuidados com a saúde para os trabalhadores dessa categoria.

De acordo com a Dra. Regina Caramuru Moreno, nossa sócia-fundadora, a função de caminhoneiro, como qualquer outra, apresenta alguns riscos, por isso é necessário buscar a garantia de saúde do motorista por meio de exames médicos ocupacionais que sejam eficientes. “Um motorista bem equilibrado, que cuida da saúde, que tem controle físico e emocional, trabalha de forma segura. Tudo isso é possível de conquistar através dos exames médicos ocupacionais periódicos. Tentamos conscientizar sobre importância da saúde do motorista para que ele tenha trabalho e uma vida saudável, já que uma coisa liga a outra”, afirma.

Dra. Regina Caramuru Moreno, nossa sócia-fundadora, orienta sobre os cuidados para com a saúde dos caminhoneiros. 

Três pontos da saúde do caminhoneiro são extremamente importantes para o fazer da profissão: saúde mental, física e visual. Por isso, estar em dia com os exames de rotina e prezar pela qualidade de vida são dos dois passos para a longevidade. E, para cada um desses pontos, oferecemos o atendimento especializado. Saiba quais são:

Saúde mental

A análise psicológica é realizada para verificar se o motorista está em condições adequadas para exercer suas atividades, assim como o exame toxicológico que irá verificar se há drogas ou outras substâncias ilícitas no organismo do profissional, que podem prejudicar seu desempenho e/ou causar acidentes de trânsito. Tendo em vista a responsabilidade nas estradas, esse trabalhador precisa ser tranquilo, paciente e atento, por isso, os exames psicológicos são obrigatórios, tanto pela empresa contratante, como pelos Departamentos de Trânsito estaduais.  

Saúde física

Sabe-se que essa categoria passa horas dirigindo, por isso, hoje, existem leis e programas de saúde que estabelecem um limite veicular para evitar trabalhos prolongados, os quais determinam condições melhores de saúde. Por ser um trabalho mais sedentário, realizado sentado, não pode haver abusos ou exageros, então a pessoa tem que manter os hábitos saudáveis de vida. Não pode comer demais, preferir alimentos saudáveis, evitar salgados para não alterar a pressão, o que pode predispor a um infarto ou derrame, e realizar exercícios físicos. Pensando na saúde física, realizamos exames periódicos para um controle rigoroso da pressão, obesidade e condições circulatórias, principalmente dos membros inferiores. Além do Dia do Caminhoneiro, a data ainda concilia com o Dia de Combate a Trombose, enfermidade que deve ligar o sinal de alerta desses profissionais. Fazer pausas e caminhadas ativam a circulação e previne doenças, sempre aliadas aos exames periódicos.

Saúde visual  

Outro órgão imprescindível para o caminhoneiro são os olhos. Realizamos o teste visual e encaminhamos o motorista para o médico especialista em caso de alguma alteração, principalmente na visão a longa distância. Se necessário, será recomendado um exame mais detalhista, o uso de óculos ou lentes, ou outro procedimento médico para correção, dependendo da situação.

Quer saber mais sobre os nossos procedimentos e serviços? Entre em contato com o nosso atendimento pelos telefones (15) 3331-5533, (15) 3331-5532 ou pelo WhatsApp (15) 98146-0187.

Comentários