Pular para o conteúdo principal

Fique atento! Dicas para evitar acidentes de trabalho

Um estudo realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho no Brasil registrou, entre 2012 e 2019, um acidente de trabalho a cada 49 segundos. Já dados divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, mostram que os números de acidentes de trabalho chegaram a 623,8 mil em 2018, número maior em comparação a 2017, que apontou 574 mil registros.

Em 2015, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um dado ainda mais alarmante, no qual mostra que a cada 15 segundos um funcionário vai a óbito decorrente de acidente de trabalho ou doença relacionada à atividade laboral. Ou seja, a cada 12 meses, cerca de 2,3 milhões de trabalhadores morrem por causas relacionadas ao trabalho.

Nossa empresa tem papel importante na prevenção de acidentes e, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada gradativa do trabalho presencial, a atenção para essa realidade também precisa voltar. Oferecemos todo o tipo de serviço voltado para a segurança do trabalho, e alertamos sobre a importância dos cuidados. Algumas ações desenvolvidas pelas empresas podem ser extremamente úteis para evitar acidentes e reduzir o número de doenças ocupacionais. 


Confira algumas dicas:

Não improvise!

É importante que as empresas evitem improvisos, ou seja, as normas existem para serem seguidas. Cada segmento possui suas particularidades e regulamentos para execução do serviço. Promova o trabalho com estratégia e responsabilidade, por meio de processos bem estruturados e padronizados, garantindo as necessidades para a execução dos ofícios.

EPI's são para usar!

Muitos acidentes são evitados devido ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), por isso, eles são de grande importância nas empresas de acordo com as suas especificidades. O objetivo do EPI é proteger e as empresas devem, além de fornece-lo de acordo com as funções, incentivar seu uso pelos colaboradores. O profissional se sentirá seguro, as atividades serão realizadas com maior produtividade e os resultados positivos serão uma consequência tanto para a empresa, quanto para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.  

Dialogue!

Assim como num relacionamento afetivo, no âmbito profissional o diálogo é indispensável para que o fluxo das atividades ocorra de forma correta e padronizada. As empresas devem se preocupar com a conscientização dos colaboradores, por isso, é necessário conversar. Essa conversa não se resume a um bate-papo na hora do almoço ou uma pauta durante uma reunião, mas, sim, em treinamentos e na prática constante de feedback relacionado à segurança do trabalho. Dessa forma, aliada aos protocolos de segurança, é possível garantir um ambiente seguro e saudável para trabalhar. 

Comentários