Pular para o conteúdo principal

Mercado de trabalho também é lugar de pessoas com deficiência

 

Ambiente de trabalho deve estar adequado para a segurança e bem-estar da pessoa com deficiência. (Crédito: SHVETS production/Pexels)

Neste dia 21 de setembro é celebrado o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência; e discutir o mercado de trabalho para essas pessoas é fundamental. A atenção para a contratação de PcD's requer cuidado desde a divulgação da vaga até o processo de admissão, sendo este um dos processos mais importantes, pois é nele que a medicina e a segurança do trabalho se faz essencial. Nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, oferecemos diversos tipos de exames e acompanhamentos e análises das empresas, com o objetivo de garantir ao futuro empregado, um ambiente de trabalho adequado e saudável.

Regina Caramuru Moreno, nossa sócia fundadora e médica do trabalho, responde algumas perguntas que são chaves para uma contratação segura, tanto para a empresa, quanto para o novo colaborador.

Regina Caramuru Moreno, sócia fundadora da Trabt e médica do trabalho. (Crédito: Júlio Salvo)

O local de trabalho é adequado?

É muito importante avaliarmos as condições do local que está oferecendo a vaga, verificando se o trabalho ofertado é compatível com a deficiência da pessoa, e se existe algum risco de acidente de trabalho para ela. Caso ele não seja apropriado, a empresa é orientada quanto as necessidades de adaptação.

A deficiência é compatível para a vaga?

Por meio do acompanhamento de médicos especialistas, mais o médico do candidato, realizamos uma análise da deficiência da pessoa. Realizamos exames, elaboramos laudo para apresentação na empresa ou para o currículo e verificamos se a vaga poderá desenvolver algum risco para o novo colaborador.

A empresa é obrigada a contratar PcD's?

Conforme prevê a Lei nº 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas, no Brasil, toda empresa com 100 funcionários ou mais é obrigada a ter de 2% a 5% do seu quadro de funcionários preenchidos por pessoas com deficiência.

Quais especialidades atendemos?

Para todo exame admissional realizado para candidatos PcD's, o médico do trabalho conta com o acompanhamento de um médico especialista. Seja ortopedista, psicólogo, oftalmologista, entre outros. O trabalho em conjunto entre os profissionais garantirá segurança e eficácia aos laudos, tendo em vista a especificidade de cada deficiência.  

Realizamos outros serviços para pessoas com deficiência?

No caso do deficiente físico, se for para obtenção de CNH, ele é avaliado e depois é indicado o grau da deficiência, que pode ser grave ou não. Se for grave, ele só poderá ser conduzido. Mas se for leve e ele conseguir fazer a sua própria condução, é indicado o veículo ideal para o caso dele. Por exemplo, alguém paraplégico pode conduzir um veículo adaptado. O interessado fará também uma prova prática no DETRAN e, atrás da CNH, haverá uma restrição, informando que ele precisa de um carro automático, com direção hidráulica e freio e acelerador manuais. Nosso papel é fazer uma análise criteriosa sobre isso e garantir que as pessoas com deficiência tenham sempre autonomia, além do cumprimento de todos os seus direitos garantidos por lei.

Comentários