Pular para o conteúdo principal

Setembro Verde, Amarelo e Vermelho: saiba a importância dessas três campanhas de saúde

Você já ouviu falar no calendário colorido de saúde? Certamente sim, por causa do Outubro Rosa ou Novembro Azul, campanhas mais conhecidas e que tratam da conscientização e prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente. Mas não existem apenas essas duas. O objetivo desse calendário é conscientizar a população sobre algumas doenças e o que deve ser feito para prevenção e tratamento.

O calendário não é oficial, mas a proposta de salvar vidas, sim! Por isso, todas as campanhas vão alertar sobre determinado tema, fazendo com que a população reflita sobre os cuidados necessários com a saúde. Cada mês carrega uma cor, ou duas, ou até três, como é o caso de setembro.

As cores correspondentes a setembro são verde, vermelho e amarelo. Cada uma com seu significado, mas com grande valor. E o mais importante: com uma boa organização, empresas e instituições - sejam de saúde ou não - podem escolher uma delas para dar mais destaque nas ações voltadas aos seus colaboradores ou, ainda, montar um cronograma para falar de todas as cores durante o mês para conscientização.

Agora, você sabe o significado de cada cor referente a setembro? Vamos lá!


Setembro Verde

Mês da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos e prevenção do câncer de intestino. A data é lembrada no dia 27 do mês. Em 2014, foi criado o slogan “Doe Órgãos, a vida continua” pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Junior, da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de saúde. 

Setembro Amarelo

Dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o objetivo da campanha Setembro Amarelo é a prevenção do suicídio. Iniciada no Brasil em 2015, a ação é mundial e começou no País por meio do Centro de Valorização a Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria. 

Setembro Vermelho

Celebrado no dia 29, o Dia Mundial do Coração atribui ao mês de setembro a cor vermelha, com o objetivo de conscientizar sobre as doenças cardiovasculares. O Instituto Lado a Lado pela Vida instituiu a campanha em 2014.

Diante de tantas campanhas importantes de valorização à vida, cabe as organizações fazerem a sua parte e levaram o máximo de informações possíveis aos colaboradores e seus familiares.


Comentários