Hábitos saudáveis e visita regular ao médico especialista são formas de prevenção. (Crédito: Anna Tarazevich/Pexels)
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que para este ano sejam somados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74% poa cada mil mulheres.
No mês de outubro, as ações e as campanhas são intensificadas nas empresas, pois é importante alertar e lembrar as mulheres de que a prevenção é o passo inicial para o diagnóstico precoce do câncer de mama e, para isso, o conhecimento e a conscientização são etapas fundamentais.
Nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, orientamos nossas colaboradoras sobre a necessidade da precaução, fomentando a importância da presença delas em ações promovidas nesse período do ano.
Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer ficam entre 98% e 100%. O tratamento para o câncer de mama é diverso. Dependendo da situação, a paciente passará por procedimentos cirúrgicos, quimioterápicos, radioterápicos e/ou hormonioterápicos.
Autoexame
Faça o autoexame! Para as mulheres que menstruam, o ideal é fazer o “toque” das mamas entre o sétimo e décimo dia do ciclo menstrual. Para quem não menstrua, a orientação é fazer o procedimento quando se estiver tranquila e relaxada. É necessário o uso de sabão e creme hidratante, que possibilitará a detecção de irregularidades.
O autoexame das mamas é simples:
- Fique em frente ao espelho sem as peças de
roupa superiores;
- Inspecione as mamas com os braços em
diferentes posições (para acima, relaxados, apoiados na cintura, etc);
- Em seguida, use suavemente as pontas dos
dedos e verifique se existem nódulos;
- Toque na mama com movimentos verticais, de cima para baixo, e circulares, no sentido horário.
Se você detectar algo incomum, procure um médico imediatamente.
Já para mulheres com mais de 35 anos, a atenção deve ser redobrada. Elas devem procurar, regularmente, por um mastologista, médico especializado em doenças da mama, e, claro, realizar a ultrassonografia anualmente. E para quem tem mais de 35, o correto é fazer também a mamografia, pois o maior índice de casos de câncer de mama ocorre em mulheres entre 50 a 60 anos.
Outra forma de prevenir o câncer de mama é a manutenção de hábitos saudáveis. Seja na alimentação ou no condicionamento físico. Gorduras, carboidratos e açúcares devem ser evitados em excesso. A alimentação deve ser rica em fibras e proteínas de preferência de carne branca, como peixe e frango. Legumes, verduras e frutas precisam compor a dieta também. Recomenda-se, inclusive, aliar a alimentação com os exercícios físicos. Atividades ao ar livre são ideais para manter o corpo saudável.
Nós apoiamos a campanha Outubro Rosa e a
manutenção da saúde física, emocional e mental de todas as mulheres. Cuide-se!
Comentários
Postar um comentário