Pular para o conteúdo principal

Perfil de sono do trabalhador pode influenciar na produtividade

 


Você sabia que cada pessoa tem um perfil diferente? Sim! Há tipos diferentes de perfis de sono com base emtrês parâmetros: cronotipo, tempo de sono e distribuição do mesmo ao longo da noite.

É com base no cronotipo que é definido o “pico de energia” do indivíduo. Para identificar qual seu perfil de sono, existem exames que podem ser realizados por meio de uma equipe técnica especializada de saúde no trabalho. Aqui na Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, nós oferecemos esse serviço.

Os especialistas aplicarão testes, como questionários e actigrafia (um método não-invasivo para monitorar ciclos de atividade/descanso humano), para entender o perfil de sono da pessoa e este é um método muito importante para as empresas que atuam por meio de turnos de trabalho, com operações durante a noite.

“Durante os processos de recrutamento, esses exames para identificação do perfil de sono mostrarão se o candidato está apto para o determinado turno de trabalho pretendido, com base em seu ‘pico de energia’. Dependendo do resultado, exames mais específicos serão aplicados para um diagnóstico mais preciso”, explica Dr. Renan Paiva Moreno, nosso médico do trabalho e diretor.

Os perfis de sono são:

- Matutino extremo: quando a pessoa acorda extremamente cedo e dorme também muito cedo, ou seja, acorda por volta das 04h da manhã e às 19h já está na cama.


- Matutino: caracterizado por pessoas em que, geralmente, o pico de melatonina acontece antes da meia-noite, então ela dorme próximo da meia-noite e acorda por volta das 06h da manhã.

 

- Intermediário: corresponde àquela pessoa cujo o pico de melatonina se dá um pouco depois da meia-noite, e ela geralmente vai acordar em torno das 08h da manhã.

 

- Vespertino e Vespertino extremo: para aquelas pessoas que dormem por volta das 05h da manhã e acordam próximo ao almoço.


O outro tipo de classificação é com relação ao tempo de sono. Em média, estima-se que o período adequado de sono é de sete a oito horas de descanso por noite, no entanto há pessoas que dormem muito pouco e outras que dormem muito.

O importante, no final das contas, é a eficiência do sono, não o tempo total dele. Por isso, seja qual for, todas essas classificações estão dentro da normalidade. O fato de se enquadrar em um não significa que seu sono é normal ou anormal, mas, sim, que precisam ser levados em consideração para uma vida saudável. 

Caso queria saber mais sobre como identificar o perfil de sono do seu colaborador, entre em contato com a gente através dos canais de atendimento:

Telefone: (15) 3331-5533 ou (15) 3331-5532

WhatsApp: (15) 98146-0187

E-mail: comercial@trabt.com.br

Comentários