Pular para o conteúdo principal

Trabt realiza exames e treinamentos de prevenção à surdez para trabalhadores expostos a ruídos

 

Trabalhadores expostos a ruídos devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIS). (Crédito / Freepik)


No último dia 10 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez no Brasil, data instituída pela portaria nº 1/2017, do Ministério da Saúde, com o objetivo de educar, conscientizar e prevenir a população brasileira dos problemas advindos da surdez.

A surdez pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida. Pode ter diferentes graus, tipos e afetar pessoas de qualquer faixa etária. Estar atento e evitar alguns hábitos são fundamentais para manter a saúde do sistema auditivo. Um deles é utilizar, de forma segura, os fones de ouvido, evitando sons altos, manter um estilo de vida saudável; e, para o ambiente de trabalho comruído intenso, utilizar sempre os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2020, mostram que mais de 10 milhões depessoas têm algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população brasileira não ouve. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas no mundo todo possam desenvolver a surdez até 2050.

Aqui na Trabt, nós realizamos diversos exames, como o audiométrico ou a audiometria, por meio do médico fonoaudiólogo. Esses exames são essenciais para os trabalhadores que são expostos a ruídos excessivos e devem ser realizados periodicamente. Através deles, é possível promover a prevenção da surdez e das doenças no sistema auditivo durante todo o ano.

Outro serviço desenvolvido e oferecido pela nossa equipe é o treinamento sobre o uso correto e necessário do protetor auricular, além da importância da presença do Equipamento de Proteção Individual (EPI) no dia a dia do colaborador.

Mais importante do que um diagnóstico precoce e correto, é a prevenção. As empresas devem cuidar da saúde de seus empregados, e os empregados devem conhecer e exigir os seus direitos! tar

Caso queria saber mais sobre os nosso serviços, entre em contato com a gente através dos canais de atendimento:

Telefone: (15) 3331-5533 ou (15) 3331-5532

WhatsApp: (15) 98146-0187

E-mail: comercial@trabt.com.br

Comentários