Pular para o conteúdo principal

Exames médicos ocupacionais são obrigatórios e empresas devem manter o controle dos dados

É de obrigação dos empregadores controlar a saúde de seus trabalhadores por meio de exames médicos ocupacionais. Alguns exames são obrigatórios por lei, como os de admissão, periódicos e demissão.

Com a clínica itinerante, rotina das empresas é otimizada (Foto: Fábio Fortinho)

No atendimento in company, nós realizamos os chamados exames periódicos sem que os funcionários se locomovam até a nossa clínica. Levamos em consideração alguns fatores na hora de avaliar a saúde dos colaboradores, como a idade do trabalhador e os riscos a que estão expostos. Esses exames servem para ver se há alterações na saúde do funcionário devido a sua rotina de trabalho, ou ao ambiente no qual ele está inserido.

Após os exames, expedimos o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), documento que atesta se o trabalhador está apto ou não para a função que exerce, e qual é a sua condição de saúde. As empresas devem manter estes dados atualizados, pois precisam enviá-los ao Ministério do Trabalho com periodicamente.

Ao promover os exames na própria empresa, as organizações demonstram preocupação em cuidar da saúde dos seus colaboradores, evitando deslocamentos e gastos desnecessários. Para o auxiliar de produção Nilson Luiz Gonçalves, a iniciativa da gerência da empresa na qual trabalha foi uma oportunidade para otimizar sua rotina. “Achei uma ótima oportunidade, pois não precisamos nos locomover até à clínica, sabendo que eles podem vir até nós. É um benefício para a empresa e para nós, funcionários”, comenta.

Para saber mais sobre esse atendimento, entre em contato pelo telefone (15) 3331-5533 ou pelo WhatsApp (15) 98146-0187. Acesse também o nosso site: www.trabt.com.br.

Comentários