Pular para o conteúdo principal

Treinamentos de segurança promovem um ambiente mais seguro aos trabalhadores

Ao todo, existem 14 treinamentos de segurança, mas apenas três são obrigatórios por Lei

Treinamento de primeiros socorros faz parte de algumas NR's - Foto Julio Salvo

Toda empresa deve oferecer treinamentos de segurança do trabalho para seus colaboradores. Essas ações são reconhecidas nas Normas Regulamentadoras (NR) e têm como objetivo promover a segurança e saúde no ambiente de trabalho, evitando acidentes.


Ao todo, existem 37 NR’s, 14 delas precisam de treinamentos de segurança, mas apenas três deles são obrigatórios, que são: NR 1 – disposições gerais; NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); e NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

De acordo com o nosso engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Soravassi, empresas que não oferecem treinamentos estão sujeitas a multas e penalidades. “Antes de promover os treinamentos, a empresa deve realizar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) para averiguar os riscos aos quais os funcionários estão expostos e quais enquadramentos serão realizados para, assim, serem definidos os treinamentos oferecidos pelo empregador”, explica.

Na nossa clínica médica, o empregador tem à disposição diversos tipos de treinamentos. Também realizamos a atividade na própria empresa. “Os treinamentos realizados in company tornam o processo de aprendizado mais próximo ao da realidade da empresa, sendo possível o funcionário tirar suas dúvidas e realizar atividades práticas voltadas à função que desempenha”, comenta Rodrigo.

Para saber mais sobre os treinamentos oferecidos por nós, acesse: www.trabt.com.br.

Comentários