Pular para o conteúdo principal

Empresas têm dificuldades para se adaptarem ao eSocial

Enviar os dados antecipadamente previne erros e possíveis multas.


Há poucos meses do prazo final, empresas têm dificuldade em se adaptar ao eSocial - Foto Projeta Tecnologia


O prazo de envio das informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial termina em três meses e algumas empresas ainda enfrentam dificuldades para se adaptarem ao sistema. Esta é a quarta fase, em que devem ser enviadas informações como: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho.

 A alta procura nessa época do ano pode gerar imprevistos, bem como erros e informações incompletas. De acordo com o nosso engenheiro de Segurança do Trabalho, Rodrigo Soravassi, os principais erros nos envios de eventos ao eSocial estão relacionados com os dados administrativos do funcionário, como: matrícula e data de admissão incorretas.  

O evento de SST do eSocial veio para substituir os formulários utilizados para envio do CAT (Certificado de Acidente de Trabalho) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), passando a ser feito por meio eletrônico. O cruzamento de dados no eSocial, por exemplo, começou em 2016, com o Imposto de Renda. Antigamente, havia um sistema para cada evento. Hoje, todos os sistemas foram unificados e os órgãos possuem as mesmas informações.

Está com dificuldades para enviar as informações de SST ao eSocial? Contamos com um serviço de mensageria para auxiliar empresas e empresários nessa função. Entre em contato conosco pelo telefone (15) 3331-5533.

 

Comentários