A depressão é uma doença silenciosa, que pode levar o paciente ao suicídio. Atente-se aos sinais de seus funcionários.
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Falta de concentração é um dos sinais - Foto Freepik |
Setembro é caracterizado pela cor amarela, em prol da campanha de prevenção ao suicídio – sendo conhecido como “Setembro Amarelo”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, uma doença silenciosa que pode levar ao suicídio.
Entre os fatores que levam as pessoas a cometerem o ato, podemos mencionar a Síndrome de Burnout – ou a Síndrome do Esgotamento Profissional: um transtorno ansiedade, cuja causa do estresse é a relação com o trabalho. Uma pesquisa divulgada em 2019, antes da pandemia, indicava que 20 milhões de brasileiros sentiam os impactos da Burnout, número que representava um a cada cinco trabalhadores do país. As mulheres foram as mais afetadas, contabilizando 60% dos casos mais graves.
De acordo com a psicóloga Nelise Glayds Doyle, que presta atendimento na nossa clínica, os sintomas, relacionados abaixo, passam a interferir em todas as áreas da nossa vida.
O sintoma típico de Burnout é a sensação de
esgotamento físico e emocional a que se reflete em atitudes negativas de:
- Ausência no trabalho
- Agressividade
- Isolamento
- Mudanças bruscas no humor
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Lapsos de memória
- Ansiedade
- Depressão
- Pessimismo
- Baixa autoestima
A síndrome prejudica tanto o trabalhador quanto a empresa - Foto Freepix
Qualquer tipo de excesso relacionado ao
trabalho pode desencadear a Síndrome de Burnout. Os principais são:
- Não respeitar horários de entrada e saída
do trabalho
- Isolamento e falta de integração entre os
membros da equipe
- Prazos de entrega que são flexíveis
- Chefes abusivos
- Aumenta da carga de trabalho para recompensar
horas
- Insegurança quanto a estabilidade no
emprego
- Falta de clareza sobre os objetivos da equipe e emprego
Tratamento
É necessário acompanhamento de psiquiatra e psicoterapia, pois o uso de antidepressivos unido a sessões de terapia são importantes. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são necessários. Além disso, o não consumo de álcool e outras drogas, boa alimentação e sono regular.
Empresas, atentem-se aos sinais que seus
funcionários apresentam. Os funcionários devem procurar ajuda e conversarem com
seus supervisores para que, juntos, cheguem uma solução que proporcione melhor
qualidade de vida.
Para saber mais sobre como ajudar o seu funcionário, entre em contato conosco pelo telefone (15) 3331-5533 ou pelo WhatsApp (15) 98146-0187.
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