Pular para o conteúdo principal

Dezembro Vermelho: Conheça a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ao longo de 2021, o Brasil teve 50 mil novos casos de HIV – ou seja, ao menos cinco pessoas foram infectadas por hora no país.

SUS promove diversas ações durante o mês. Confira o cronograma junto a Secretaria de Saúde da sua cidade - Foto Freepix


Chegamos a dezembro, mês em que são realizadas diversas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e demais ISTs em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). É o mês da campanha "Dezembro Vermelho", que visa orientar e conscientizar a população sobre o vírus, que afeta 960 mil brasileiros, conforme levantamento da Unaids.

O HIV, sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana, ataca o sistema imunológico e deixa o organismo sem defesa contra outras infecções. Seu principal alvo é o linfócito T CD4+, responsável por organizar e comandar a resposta do sistema imunológico.

Na medida em que se multiplica, o vírus HIV vai incapacitando o sistema imunológico, permitindo que a pessoa desenvolva outras doenças, que são chamadas de oportunistas. Quando isso acontece, ela pode desenvolver a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - conhecida como Aids. Uma pessoa com HIV pode conviver com o vírus sem que ele se desenvolva.

40 anos depois dos primeiros casos, ainda notamos que muitas pessoas têm dúvidas e até preconceito com pessoas soropositivas. Nos últimos anos, as campanhas e os programas de prevenção e conscientização foram reduzidos.

Os pacientes portadores do HIV, que têm ou não a Aids, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

ISTs: Prevenção é fundamental


As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou microrganismos através de sexo desprotegido (oral, vaginal ou anal) ou, de forma menos comum, pelo contato de mucosas ou da pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. As principais ISTs são: herpes genital, cancro mole, HPV, doença inflamatória pélvica, donovanose, gonorreia ou clamídia, sífilis, tricomoníase.

O tratamento das ISTs e do HIV/Aids são gratuitos pelo SUS. Procure um posto de saúde mais próximo da sua casa e faça o teste rápido. Não deixe para depois! Cuide-se.

Ações em Sorocaba

Com o objetivo de intensificar as ações, a Prefeitura de Sorocaba iniciou a campanha "Fique Sabendo" nesta quinta-feira (1). A abertura oficial acontecerá no Terminal Santo Antônio, com orientações e distribuição de preservativos e autotestes, das 16h às 19h.

No sábado, dia 3 de dezembro, das 13h às 21h, haverá ação de testagem no Pátio Cianê Shopping. No dia 7, das 16h às 20h, haverá orientações e distribuição de preservativos e autotestes na Academia Smart Fit, na Av. Comendador Pereira Inácio, 820, Jardim Vergueiro. Por fim, no dia 18, haverá ação de testagem para pessoas em situação de rua, das 7h às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Avelino Argento, 386, Jardim Paulistano). 

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, quem não conseguir participar das campanhas, podem procurar o Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), que fica na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência. A unidade funciona às quartas-feiras, das 7h às 20h, e nos demais dias da semana, das 7h às 15h30. Outra opção é procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde.

Comentários