Pular para o conteúdo principal

Novo ano, velhas ações: Empresas devem investir em treinamentos de SST

Capacitação deve ser prioridade e uma rotina nas empresas e traz inúmeros benefícios

O começo de um novo ano pode ser a oportunidade ideal para avaliarmos as ações que serão colocadas em prática no decorrer dos meses. Entre elas, o que deve ser prioridade dos gestores são os treinamentos e capacitações na área de saúde e segurança do trabalho.

Os colaboradores são responsáveis pela mão de obra e, consequentemente, pelo lucro obtido por meio da comercialização dos produtos e serviços oferecidos. Sem contar que os treinamentos podem reduzir a incidência de acidentes de trabalho, sendo essenciais para capacitar os profissionais no reconhecimento, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente ocupacional.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Rodrigo Soravassi, exemplifica o que se deve fazer em atividades que precisam usar EPIs e EPcs | Foto: JF

Apesar de existirem 14 Normas Regulamentadoras que falam sobre treinamentos, apenas três delas são obrigatórias: NR 1 – Disposições Gerais; NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho a serviço da nossa clínica, Rodrigo Soravassi, empresas que não oferecem treinamentos estão sujeitas a multas e penalidades. “Por isso, antes de promover os treinamentos, a empresa deve realizar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), para averiguar os riscos aos quais os funcionários estão expostos e quais enquadramentos serão realizados para, assim, serem definidos os treinamentos oferecidos pelo empregador”, explica.

Funcionários motivados

Além dos benefícios financeiros, os treinamentos também são vantajosos para os colaboradores. É o que diz o líder da lubrificação de uma multinacional de embalagens, Valdeci Marques. Ele atua há 18 anos na área e já participou de diversos treinamentos na empresa.

“Foram vários treinamentos, entre eles: CIPA (NR 5); EPI (NR 6); Máquinas e Equipamentos (NR 12); Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações (NR 13); Trabalho em Altura (NR 35); entre outros. Com isso, adquiri confiança e passei a executar meu trabalho com mais facilidade”, comenta.

As vantagens são inúmeras tanto para empresa quanto para os colaboradores. “Os funcionários se sentem motivados e mais comprometidos ao executarem suas atividades com segurança, aumentando o rendimento, produtividade e diminuindo a necessidade de contratações. Outro fator importante é que os treinamentos eliminam o risco de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, promovendo bem-estar e qualidade de vida”, conclui o engenheiro Rodrigo.

Acesse nosso site e confira a lista de treinamentos e capacitações oferecidos. Contamos com uma equipe preparada para ministrar treinamentos para seus funcionários. Entre em contato conosco pelo telefone (15) 3331-5533. Estamos na Rua Santa Clara, 105, no Centro de Sorocaba. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h e aos sábados, das 08h às 12h.


Comentários