Pular para o conteúdo principal

Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus

(Crédito: Freepik)

“Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”

O slogan da campanha Fevereiro Roxo representa três diferentes doenças crônicas: Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Apesar de não terem cura, podem ter um tratamento positivo caso seja diagnosticada no início dos sintomas.

A iniciativa surgiu em 2014 e, por meio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e o apoio estadual, foram realizadas palestras para conscientização populacional. A importância de reconhecer os primeiros sintomas de cada doença favorece o bom resultado dos tratamentos indicados

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 100 mil novos casos de Alzheimer por ano; já a fibromialgia afeta aproximadamente 10 milhões de brasileiros atualmente; enquanto a Sociedade Brasileira de Reumatologia afirma que existam cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo as mulheres as mais afetadas.

Saiba mais sobre cada uma delas:

Alzheimer

A doença é associada a idade: Pacientes acima de 65 anos estão mais propensos a desenvolverem os primeiros sintomas, como: perda de memória e repetição de atitudes cotidianas com mais frequência, além da dificuldade em cumprir tarefas mais simples. E por mais que a causa ainda seja desconhecida, ter histórico familiar é um dos principais indícios, entretanto, com acompanhamento médico periódico e tratamento adequado, é possível amenizar os sintomas.

Fibromialgia


Atinge cerca de 2,5% da população mundial, principalmente mulheres de 30 a 60 anos, causando desconfortos excessivos por todo o corpo. A principal característica dos portadores da doença é a maior sensibilidade para dor, relacionada diretamente com o sistema nervoso central. O diagnóstico é feito a partir de sensações, como: Dor em locais específicos ou no corpo todo por mais de três meses; cansaço excessivo e falta de concentração.

Lúpus


Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma inflamação autoimune em que o próprio sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo do portador, afetando principalmente a pele, as articulações e até mesmo os rins e o cérebro.

É considerada a doença mais grave dentre as outras 80 doenças autoimunes existentes, pois sem tratamento adequado, pode levar à morte. Os fatores mais propensos para desenvolvimento do Lúpus são: hormonais, infecciosos, genéticos ou ambientais. Para ter um diagnóstico preciso, é necessário realizar diversos exames, pois os sintomas variam para cada portador.

Conscientização


A importância de entender como essas doenças crônicas surgem e reagem no organismo é uma forma de conseguir combater a desinformação, uma vez que, quando as vacinas contra a Covid-19 começaram a ser aplicadas, houveram boatos de que os imunizantes causavam fibromialgia e Alzheimer, o que já foi desmentido por diversos especialistas.

Nós, da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, nos solidarizamos com a causa!

Comentários