Importância e eficácia nos resultados
Para os condutores de veículos de frota que possuem CNH das categorias C, D e E, é obrigatório realizar o exame toxicológico, seja para renovação da habilitação ou no processo de aquisição, de acordo com a Lei do Motorista nº 13.103, que está em vigor desde 2015.
A importância de realizar este exame é para precaução e prevenção, pois serve para detectar substâncias químicas ilícitas, como a maconha, haxixe, anfetamina, LSD, crack, morfina, cocaína, heroína e ecstasy no organismo, dentro do prazo de 90 dias.
Incentivo ao colaborador
Ao fazer o procedimento, o condutor estará preservando a própria saúde e a de outras pessoas ao redor, evitando que acidentes aconteçam durante o transporte das cargas ao longo do horário de trabalho.
A empresa que incentiva e apoia o colaborador também estará atuando de forma positiva perante a sociedade, já que esse tipo de atitude garante o bem-estar do funcionário e, consequentemente, garante também a qualidade dos serviços ou produtos.
O exame toxicológico é periódico:
- A cada 2 anos e seis meses para condutores até 69 anos;
- A cada renovação da CNH para condutores de 70 anos ou mais.
Também é necessário realizar o exame nos casos de admissão ou demissão do colaborador. E, caso não seja feito o procedimento, o condutor estará sujeito a multa por infração gravíssima, além da suspensão do direito de dirigir por três meses, previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro, artigo 165-B.
Realizar o exame
Para fazer o exame não precisa ter receio. Diferente de outros métodos, o processo se torna bastante simples e indolor ao utilizar fios de cabelo, pelos ou unhas para a análise toxicológica. O resultado fica pronto em até 15 dias.
Nós, da Trabt - Medicina e Segurança do Trabalho, somos um posto credenciado junto ao Detran, sendo possível realizar o exame toxicológico na região. Para saber mais, clique aqui:
Comentários
Postar um comentário