Pular para o conteúdo principal

Início de outono: importância de saber quais são as doenças mais comuns

Com a mudança da estação, doenças respiratórias estarão mais presentes

(Crédito: Freepik)

Com a chegada do outono, no dia 20 de março, a queda de temperatura e baixa umidade relativa do ar estarão mais presentes, assim como o uso de roupas mais quentes e cobertores. Além disso, doenças respiratórias e alérgicas - causadas por bactérias, vírus, fungos e ácaros -poderão aparecer.

Sem esquecer que a Covid-19 ainda está em circulação, o tempo seco poderá auxiliar na proliferação da doença, afetando diretamente nas questões imunológicas das pessoas. Para proteção, é necessário adotar algumas atitudes, como ingestão de grandes quantidades de líquidos, alimentação saudável, vacinação em dia e higienização frequente das mãos.

Para receber um tratamento adequado, é importante saber identificar quais são as doenças mais comuns para esta época do ano, como:

Gripe (influenza) –
a transmissão acontece com a presença do vírus em lugares fechados e contato com objetos contaminados, além da presença de espirros e tosses ao portador da doença. Os principais sintomas da gripe são: dor de cabeça, febre, dor nas articulações e muscular.

Pneumonia – causada por fungos, bactérias ou vírus, é um processo inflamatório dos pulmões, provocando dor no peito ao tossir ou respirar, fadiga, febre, tosse, catarro, transpiração, náuseas e calafrios.

Resfriado –
sintomas parecidos da gripe, com diferença de afetar de forma mais leve. Os sintomas mais comuns são: coriza intensa, tosse, congestionamento nasal, dor no corpo e na cabeça, febre, mal-estar e dor de garganta.

Sinusite – doença posterior ao resfriado, é uma inflamação dos seios paranasais, provocando dor e incômodo e obstrução do nariz ou congestão. Os sintomas característicos são: pressão ao redor dos olhos, inchaço, corrimento amarelo ou verde do nariz e muita dor de cabeça e na face.

Coronavírus – sintomas parecidos com as doenças citadas anteriormente, a influência do vírus muda de acordo fatores imunológicos do contaminado e se o indivíduo tiver tomado as doses indicadas e disponíveis das vacinas.

A Trabt Medicina e Segurança do Trabalho conta com exames para diagnosticar o Coronavírus e gripe simultaneamente. “Para evitar a disseminação da Covid e outras viroses respiratórias, assim como tratar pacientes de modo específico para o vírus da infecção, é importante diagnosticar de forma rápida o causador dos respectivos sintomas”, afirma o médico de segurança do trabalho da Trabt, Renan Paiva Moreno.

É por isso que aqui, na Trabt, você encontra uma variedade de exames e uma equipe qualificada de profissionais especializados. Para saber mais sobre os nossos programas e serviços entre em contato com o nosso atendimento: (15) 3331-5533, (15) 3331-5532 ou (15) 98146-0187.

Comentários