Pular para o conteúdo principal

Maio Amarelo: A importância da conscientização sobre os acidentes de trânsito

Em 2023, a campanha Maio Amarelo completa 10 anos e, para este ano, o slogan “No trânsito, escolha a vida”

 

Como forma de conscientizar, a campanha aborda pontos importantes (Foto: Freepik)

Como parte da divulgação feita pelos representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), autoridades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades), com o apoio do Governo Federal, por intermédio dos Ministérios dos Transportes e das Cidades. É uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e prudências dos condutores nas vias públicas de todo o país, a campanha traz o alerta para acidentes de trânsito.

 

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, em 2022, houve o registro de 64.447 acidentes nas rodovias federais, dentre eles, 52.948 acabaram com vítimas, mortos ou feridos, com os maiores incidentes ocorridos durantes os feriados, principalmente no período de Carnaval e aos finais de semana, de sexta-feira a domingo.

 

Um importante alerta para o perfil recorrente das vítimas, em que o sexo masculino corresponde a 70% dos envolvidos e 81% do número de óbitos, conforme dados disponibilizados pela CNT.

 

Para ajudar na prevenção, além da conscientização sobre o assunto, a importância de fazer exames ocupacionais periodicamente, nos casos de condutores frotistas, é uma das formas de evitar que acidentes aconteçam nas rodovias, durante o período de trabalho, ajudando no combate e na diminuição de possíveis tragédias.

 

Exames periódicos auxiliam na prevenção de acidentes de trânsito

O exame toxicológico, disponibilizado na Trabt, é uma das exigências para renovação ou emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categorias C, D e E. Desde abril de 2021, os condutores com menos de 70 anos deverão realizar o teste a cada dois anos e meio, independentemente da validade do documento.

 

O assunto foi tema em nosso Jornal Trabt deste mês! Clique aqui e confira o conteúdo completo.

Comentários