Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras: importância da conscientização

Treinamentos podem ajudar na prevenção de acidentes dentro das empresas

 

(Freepik)

No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, como forma de conscientizar sobre a importância de prevenção, cuidados e investimento em treinamentos específicos, com o objetivo de evitar acidentes graves.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, por ano, mais de 100 mil pessoas são vítimas de acidentes envolvendo queimaduras no país. No caso de acidentes com as crianças, cerca de 40% das vítimas dos acidentes ocorrem em ambientes domésticos, seja por contato com líquidos quentes, inflamáveis ou por choques elétricos.

Rodrigo Soravassi, engenheiro de Segurança do Trabalho na Trabt, indica a importância de treinamentos ocupacionais necessários para que as empresas evitem acidentes como este. “A NR 20 é uma formação específica para quem trabalha com fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as classificações das queimaduras são:

1º grau: são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas são intensa dor e vermelhidão local. A lesão é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas.

2º grau: atualmente é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. De 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau, incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas, não costuma deixar cicatriz, mas o local da lesão pode ser mais claro.

As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes.

3º grau: queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas, acinzentadas, secas, indolores e deformantes, que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

 

(Freepik)

O Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, instituída pela Lei nº 12.026/2009, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Ao adotar medidas preventivas e promover a conscientização, podemos reduzir significativamente o número de acidentes.

Comentários