Pular para o conteúdo principal

O objetivo de um exame de saúde obrigatório e a importância para o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)


(Freepik)


O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) se trata de um documento que é concedido através da realização de um Exame de Saúde Pericial (ESP), que tem como objetivo certificar a aptidão física e mental de cada tripulante presente em voos. Mas, afinal, por que ele é tão importante? O objetivo do exame, é exatamente limitar o risco à segurança decorrente de problemas de saúde de trabalhadores, para que assim se possa ter viagens aéreas com maior proteção e redução de acidentes.

Para se conseguir a emissão do documento, é necessário que o profissional passe em consulta com médicos e clínicas credenciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que é a responsável pelo envio do Certificado ao tripulante. O ESP pode ser realizado em candidatos à concessão ou pela revalidação do CMA, para quem já é detentor do documento.

As respectivas validades são especificadas de acordo com a classe, função a bordo, idade e outras possíveis condições médicas. São elas:

· CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR.

· CMA de 2ª classe: piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre.

· CMA de 4ª classe: piloto de aeronave leve e piloto de planador.

· CMA de 5ª classe: piloto remoto de VANT.

Os requisitos avaliados no Exame de Saúde Pericial dependerão da classe do CMA pretendido. Para a 1ª classe, são precisos 15 requisitos, que constam no RBAC 67 (Regulamento Brasileiro de Aviação). Para as demais, os requisitos são parecidos, porém diferenciando no nível de exigência de acordo com a atividade profissional do tripulante, tais como suas funções e os potenciais riscos à segurança de voo.

As condições da avaliação médica são: mentais e comportamentais; neurológicos; cardiológicos; pneumológicos; digestivos; metabólicos, nutricionais e endocrinológicos; hematológicos; nefrológicos e urológicos; obstétricos; osteoarticulares; otorrinolaringológico; oftalmológicos; auditivos; e odontológicos.

Obrigatoriamente, há ainda nos exames para o CMA a presença de avaliação psicológica, que subsidiem os exames de saúde pericial com atestados psicológicos, através de entrevistas, dinâmicas, testes, observação e intervenção verbal, com o objetivo de avaliar a personalidade, atenção, memória e raciocínio.

Mas como eu faço para tirar o meu CMA?

· De primeiro momento, o candidato deve adquirir seu código ANAC, emitido pelo próprio portal;

· Com o código em mãos e de um documento de identificação original com foto (válido em todo território nacional), através de nosso site: https://trabt.com.br/GuiaWeb/Guia.asp, o candidato poderá marcar seu exame;

· Após a realização de seu exame, os tripulantes poderão comprovar a certificação médica, acessando o Portal da ANAC, informando CPF e Código ANAC pelo link: https://sistemas.anac.gov.br/consultadelicencas/.


Vale ressaltar que a Trabt, além de ser a primeira empresa de Sorocaba e região a oferecer o CMA, conta com uma equipe especializada em ESP, realizando-os em pouquíssimo tempo, tendo também exclusividade em exames, aparelhos modernos e instalações que trazem o conforto e qualidade para o atendimento aos nossos clientes.



Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (15) 3331-5533. Em Sorocaba, nossa unidade fica na Rua Santa Clara, 105 – Centro e, em Votorantim, na Rua Antônio Bertoni, 40 – Pq. Bela Vista.

Comentários

Postar um comentário