Pular para o conteúdo principal

Importância da conscientização dos trabalhadores sobre os perigos dos incêndios


Crédito: Freepik


Existem inúmeros tipos de trabalho, determinadas funções e empresas de vários ramos. E, em todas elas, podem acontecer acidentes, como os casos de incêndios. Quando orientações sobre como proceder em situações como essa são transmitidas dentro do local de trabalho, ocorrências com resultados mais graves diminuem consideravelmente.

Treinamentos e palestras são fundamentais para a segurança no ambiente corporativo. Rodrigo Soravassi, nosso engenheiro de segurança do trabalho, alerta sobre as melhores formas das corporações lidarem o assunto. “A prevenção é sempre a melhor forma de evitar incêndios. A empresa deverá seguir a Legislação Estadual que trata sobre o tema, no caso do nosso Estado, as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.

Além disso, não podem faltar medidas de prevenção obrigatórias, como os extintores, hidrantes, sinalizações, iluminação de emergência e brigadas de incêndio, bem como estar atento ao CLCB/AVCB vigente.

Sendo assim, em ocorrências de incêndio os trabalhadores deverão manter a calma e abandonar o local, tomar todas as cautelas necessárias para evitar cenários de risco (produtos inflamáveis, sobrecarga elétrica, máquinas e equipamentos sem manutenção, fornos e as substâncias químicas) e, em casos de feridos, acionar o serviço de atendimento a emergência, conforme previsto no Plano de Atendimento a Emergências da empresa.

Mais detalhes sobre proteção e treinamentos contra incêndios, acesse o site: https://trabt.com.br/nossosservicos.html, e fique bem informado com essas e outras informações sobre medicina e segurança no trabalho.

Comentários