Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: o que deve se fazer para preservar a saúde de colaboradores

Uma das campanhas de prevenção mais conhecidas de nosso país, o Outubro Rosa, tem por intenção sensibilizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, 95% dos casos tem chance de cura. Por isso, é essencial que todos estejam sempre em alerta com qualquer tipo de mudança em seu corpo.  Apesar de ser uma doença que em sua maioria acomete as mulheres, há também a possibilidade de homens sofrerem com este tipo de câncer.


O que fazer quando há colaboradores com o diagnóstico da doença?

Em casos de trabalhadores com a doença, alguns direitos podem ser garantidos, tais quais:

·         Decisão de seguir com as atividades normais ou optar por um período de licença, de acordo com orientação médica; 

·         Negociar detalhes da rotina de tratamento com o empregador, implementando alternativas que o ajudem a tornar esse momento mais bem-sucedido;

·         O funcionário tem o direito de afastamento das atividades de até 14 dias quando for necessário, sendo dever da empresa arcar com tal período (se o período for maior, o empregado poderá solicitar auxílio-doença junto ao INSS).


Vale lembrar que, após finalizar o tratamento e retornar ao trabalho, o paciente também terá desafios a enfrentar. Eles também podem ser um vetor de informações sobre o câncer de mama em seu ambiente profissional, de forma a contribuir com a redução dos estigmas em torno da doença.

A Trabt apoia toda causa em prol do Outubro Rosa.

Quer saber como ajudar seu funcionário? Entre em contato conosco pelo telefone (15) 3331-5533 ou pelo WhatsApp (15) 98146-0187.

 


Comentários