Pular para o conteúdo principal

Motoristas têm até o dia 28/12 para regularizar o exame toxicológico, que pode ser realizado na Trabt

Crédito: JF Gestão de Conteúdo 


Informações divulgadas pela Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), orientam os condutores de veículos C, D e E, para realizarem ou regularizarem o exame toxicológico até o dia 28 de dezembro. Portadores de CNH dessas categorias que apresentam irregularidade, estão sendo notificados pelo App da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Lembrando que em caso de pendências na carteira, o motorista poderá receber punições. 

O exame toxicológico é um procedimento laboratorial que verifica se o indivíduo consumiu ou esteve exposto a algum tipo de droga ou substância tóxica nos últimos três ou seis meses. Sendo obrigatório tanto para a emissão, quanto para a renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, o exame é feito mediante a coleta de uma amostra de, pelo menos, três centímetros de um fio de cabelo, podendo também utilizar um pedaço de unha.

Aqueles que forem pegos sem a regularização do exame, podem ser multados conforme a lei 14.599/2023 no valor de R$1.467,35, além de perder 7 pontos na carteira e ter a suspensão do direito de dirigir por três meses.

 

Como faço para realizar o exame?

 

O motorista deve procurar um laboratório autorizado pelo Senatran e agendar o exame. Após o resultado negativo, o condutor deve agendar no site do Detran um horário para presencialmente renovar a CNH.

A Trabt tem um laboratório credenciado pela Senatran, que permite realizar o exame toxicológico, com uma grande estrutura e médicos altamente capacitados, com mais de 30 anos de tradição em Sorocaba e região.

 

Comentários