Pular para o conteúdo principal

O que é LER/DORT?

Crédito: Freepik

Para conscientizar sobre a LER/DORT, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 28 de fevereiro como a data internacional de prevenção e combate a esta doença ocupacional.

Mas o que é LER/DORT? Conhecidas como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são síndromes clínicas que afetam o sistema musculoesquelético e nervoso do paciente.

Sendo causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho, elas são consideradas as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores, conforme o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2018, chegando a 67.599 casos em um período de 10 anos.

O desenvolvimento dessas enfermidades pode ocorrer devido a movimentos repetitivos, sem o descanso adequado; exposição a vibrações; posturas estáticas ou inadequadas no trabalho; carga e ritmo de trabalho acelerado; temperatura extrema; horas extras excessivas; sobrecarga de peso, etc. 

Algumas profissões estão mais propensas a sofrerem com estas lesões, como os trabalhadores de teleatendimento; operadores de caixas; digitadores; pedreiros; cozinheiros; eletricistas; trabalhadores de indústrias, entre outras. Apesar disso, os fatores de risco para a ocorrência para LER/DORT devem ser analisados de forma integrada.

Para saber mais informações sobre essas e outras doenças ocupacionais, prevenções e tratamento, a Trabt é composta por um corpo médico e de engenharia de segurança do trabalho capacitados e especializados, focados na saúde e segurança do trabalhador. Entre em contato com a gente pelo (15)3331-5533.

 


Comentários