Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Sono: lembre-se da importância de dormir bem

 

Crédito: Freepik

O Dia Mundial do Sono é celebrado anualmente na última sexta-feira, antes do equinócio (fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono). Em 2024, a data ocorreu no último dia 15 de março. Esse evento visa ressaltar a importância da qualidade do sono para todos os âmbitos da vida.

De acordo com pesquisa feita pela Fiocruz, mais de 72% da população brasileira sofre de doenças relacionadas ao sono. Além disso, dados apurados pelo Instituto do Sono, dizem que, só na cidade de São Paulo, 42% dos paulistanos roncam três ou mais noites por semana e 45% se queixam de insônia ou dificuldades para dormir. Isso mostra a importância desta data para trazer informação sobre a importância do repouso para a qualidade de vida das pessoas.

Existem muitos fatores que podem contribuir para a falta ou pouca qualidade do sono, como a idade, estação do ano, duração da luz solar, ciclo menstrual, horário das refeições, hábito de fumar, uso de bebidas alcoólicas, trabalho, o nível de estresse, a ansiedade, etc.

Uma boa noite de sono não só ajuda em relação ao descanso, como também impacta em outras questões de sua rotina e saúde, como reposição de energia, regulamentação do metabolismo, disposição, humor, produtividade e a memorização. Por esta razão, não dormir bem impacta diretamente no desempenho no trabalho.

 

O que fazer para uma ter uma boa qualidade de sono?

 

Em princípio, é fundamental saber como estão sendo suas noites dormidas, considerando aspectos como a quantidade de horas, regularidade e a latência do sono (refere-se ao tempo que leva para adormecer após apagar a luz).

Como cada indivíduo tem sua peculiaridade, é importante que se procure uma assistência médica especializada, assim ele te trará todas as informações e modos para a melhora de sua qualidade do sono, voltados para a realidade de cada um.

A Trabt ressalta: investir em uma boa noite de sono é investir em sua saúde e melhor desempenho profissional!


Comentários