Pular para o conteúdo principal

Mulheres no mercado de trabalho: a luta continua

Crédito: JF Gestão de Conteúdo

Ao longo dos tempos, os princípios e objetivos das mulheres na sociedade passaram por uma série de transformações, especialmente na questão do trabalho. De apenas cuidadoras dos lares a grandes empreendedoras, a evolução foi e continua sendo bastante notória. Apesar disso, as mulheres continuam lutando cotidianamente por seus direitos e espaço no mercado de trabalho.

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e uma das histórias apontada para a origem desta data foi a greve promovida por mulheres trabalhadoras em uma fábrica têxtil, localizada em Nova York. Este ato aconteceu em 8 de março de 1857, quando 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio intencional, o qual teria sido causado pelo proprietário da fábrica como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias. Na década de 1970, a ONU oficializou essa data como um marco na luta pelo direito das mulheres.

Ao longo das últimas décadas, muitos direitos foram conquistados. Antes, limitadas em constituir uma família e serem mães, hoje, elas são livres para se firmarem em suas carreiras profissionais e conquistarem independência financeira. Mas ainda assim, as mulheres continuam enfrentando batalhas e obstáculos por todo caminho, seja com a dupla jornada (trabalhar e cuidar da família); lidar com machismo, discriminação, diversas formas de violência e assédios; desigualdade de cargos e salários; entre vários outros desafios diários.

O objetivo do Dia Internacional da Mulher não é para comemorar ou dar presentes, e sim para lembrar, valorizar, conscientizar e reconhecer a importância das mulheres na sociedade, igualdade e equidade de direitos. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito o que conquistar. 

Comentários