Pular para o conteúdo principal

Como incluir as pessoas com TEA (autismo) no ambiente de trabalho?

Crédito: Freepik

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data determinada em 2007, pela Organização das Nações Unidas. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por muitas vezes acabam tendo dificuldade de convivência em seu dia a dia, especialmente no trabalho, mas a inclusão das pessoas com essa condição pode proporcionar uma troca rica de experiências no ambiente corporativo.

Para os empregadores, a missão é criar um ambiente favorável para os colaboradores com a deficiência: essas pessoas podem ter dificuldades de aprendizagem e outras condições, cada uma com seus obstáculos pessoais. Portanto, é de extrema importância oferecer diferentes níveis de apoio, dando treinamentos adequados às lideranças, estruturando todos os setores da empresa com um olhar para a diversidade, dando a esse colaborador toda a confiança necessária para a adaptação.

Isso também vale no período do processo seletivo. É necessária que a comunicação seja clara e objetiva nas descrições da função, nos formulários de inscrição, nos anúncios de emprego e nas entrevistas.

As pessoas com TEA têm seus pontos fortes e talentos individuais acima da média, como os altos níveis de concentração; confiabilidade, consciência e persistência; precisão, muita atenção aos detalhes e capacidade de identificar erros; conhecimento com proficiência em sua área de interesse e uma excelente memória, o que podem torná-las as candidatas certas para determinadas funções.

Desde 2012, com a Lei Berenice Piana, o TEA foi oficialmente definido como uma deficiência, garantindo às pessoas com autismo os mesmos direitos estabelecidos para pessoas com deficiências. Como a Lei de Cotas para PcD, que exige que empresas com mais de 99 funcionários preencham parte de seus cargos com pessoas com deficiência. Porém, mesmo com a obrigatoriedade prevista em Lei, dados do IBGE apontam que 85% das pessoas com TEA estão fora do mercado de trabalho no Brasil, o que traz à tona o problema da inclusão e acesso em nosso país.


Comentários