Pular para o conteúdo principal

Importância da Saúde e Segurança do trabalho

 

Crédito: Freepik

Hoje é o último dia de abril, mês em que foram comemorados a campanha do Abril Verde e o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho (dia 28), duas ações que destacam a importância da saúde e segurança do trabalho dentro das empresas.

Instituídos em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data e a campanha são uma homenagem a um trágico acidente ocorrido dia 28 de abril de 1969, quando uma mina explodiu na Virgínia, Estados Unidos, resultando na morte de 78 trabalhadores, com a escolha do verde por conta do simbolismo da cor, que é amplamente relacionada com a segurança e com a saúde.

Conscientização e a promoção da prevenção de acidentes de trabalho e da saúde ocupacional, marcar a memória das vítimas de acidentes de trabalho, bem como divulgar iniciativas e medidas que podem ser tomadas para evitar tais ocorrências são as metas a serem alcançadas com elas (a campanha e a data).

Números a serem mudados

O Brasil é o 2° país em mortalidade por acidentes de trabalho do G20 (formado pelos países com maiores economias do mundo), com uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil habitantes. Regionalizando esses números, São Paulo é o estado que mais registrou acidentes de trabalho em 2022: correspondendo a cerca de 30% de todos os casos no país, liderando também o ranking de mortes, com 592 óbitos. Já no ano passado, de janeiro a julho, foram registrados quase 47 mil acidentes.

Para mudarmos esses números, é fundamental salientar a importância de meios para garantir a segurança e saúde dos colaboradores, com treinamentos constantes, orientação e fiscalização quando ao correto uso dos EPIs.

A Trabt possui equipes especializadas em engenharia de segurança e medicina do trabalho agindo de forma integrada. Nosso principal objetivo é garantir a saúde e segurança dos trabalhadores nas empresas de Sorocaba e região.


Comentários