![]() |
Créditos: JF Gestão de Conteúdo |
Quando menos esperamos, imprevistos acontecem e problemas de saúde podem aparecer, mas para que isso não se torne um problema maior, o funcionário pode contar com direitos que o ajudam a ter uma recuperação adequada.
O afastamento de um funcionário público por razões médicas é um processo que deve seguir procedimentos específicos e regulamentações estabelecidas por estatuto próprio. Para os servidores municipais de Votorantim, todo o processo é feito através da TRABT!
Quais são os primeiros passos para dar entrada em um afastamento médico?
Quando um funcionário público precisa se afastar por razões médicas, seja ela qual for, o primeiro passo é informar formalmente o seu superior imediato e a unidade de recursos humanos do órgão em que trabalha. A comunicação deve ser feita o mais rápido possível para garantir que o processo seja iniciado sem atrasos.
Como entrar em contato com a Trabt Votorantim?
O funcionário poderá entrar em contato através do número (15)3247-2717 e agendar a sua consulta, garantindo assim o atestado de afastamento médico que deverá ser apresentado junto ao órgão público respectivo. Importante lembrar que esse documento deverá ser emitido por um profissional de saúde qualificado e especificar o período de afastamento recomendado e o motivo.
E porque devo apresentar o atestado?
O atestado, quando feito de forma adequada, por profissionais qualificados e em uma empresa cadastrada, como a Trabt, garante todos os direitos do funcionário, como a garantia de estabilidade no emprego e a proteção contra demissão injusta, além de possíveis sanções, como advertências ou demissões.
O documento também garante que o funcionário pode continuar recebendo sua remuneração durante o período de afastamento, mantendo a estabilidade financeira, além de também proteger o funcionário legalmente de qualquer sanção.
Já para o empregador, o registro permite a manutenção da saúde da equipe e melhoria da produtividade a longo prazo, garantindo a preservação do moral e da confiança do grupo, uma vez que funcionários que são incentivados a se recuperarem adequadamente tendem a retornar ao trabalho mais saudáveis e produtivos, diminuindo o número de faltas.
Além disso, o atestado médico é um documento oficial que protege o empregador contra questões legais relacionadas a afastamentos, garantindo que de fato o trabalhador está impossibilitado de realizar suas ações. Com isso, mostra que a empresa está cumprindo as leis trabalhistas e respeitando os direitos dos funcionários.
Em resumo, ele assegura que o afastamento seja bem documentado e justificado, protege os direitos do funcionário e permite uma gestão eficiente das atividades e recursos do órgão público.
Caso tenha ficado qualquer tipo de dúvida, é só entrar em contato com a Trabt Votorantim, pelo número (15)3247-2717 ou através do email:comercial@trabt.com.br .
A Trabt Votorantim funciona de 2ª a 6ª, das 08h às 17h, na Rua Antônio Bertoni, 40 - Parque Bela Vista.
Ficamos à disposição!
Comentários
Postar um comentário