![]() |
Crédito: Freepik |
Nos últimos tempos, o inverno tem apresentado grandes variações de temperatura, com semanas mais quentes, mas uma característica vem sendo constante nos últimos anos: a escassez de chuvas.
Com o tempo seco provocado por essa falta, crescem as preocupações com as doenças respiratórias que podem comprometer a saúde e afetar o bem-estar.
Independentemente da faixa etária, é fundamental adotar medidas de prevenção durante esse período. Veja algumas dicas para se proteger:
Beba líquidos regularmente
Manter-se hidratado ao longo do dia é essencial, consumindo pelo menos dois litros de água diários. Isso ajuda a evitar o ressecamento da garganta e permite que o corpo todo se mantenha hidratado. É recomendável também reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois eles podem aumentar as chances de irritação na garganta.
Alivie o ressecamento dos olhos e nariz com soro fisiológico
A baixa umidade do ar pode causar o acúmulo de sujeira e substâncias irritantes nos olhos e nas vias respiratórias. Por isso, é aconselhável utilizar um algodão umedecido com soro fisiológico para higienizar essas áreas, uma vez que essa solução é apropriada para limpar e lubrificar as mucosas.
Umidifique o ambiente
Outra maneira eficaz de lidar com o clima seco é utilizar umidificadores de ambiente, que ajudam a prevenir problemas respiratórios nesses períodos. Isso porque eles melhoram a qualidade do ar ao aumentar a umidade, beneficiando as mucosas e a pele.
Comentários
Postar um comentário