Pular para o conteúdo principal

Trabt EPI 's: Cinturão de Segurança tipo Paraquedista

 

Crédito: Trabt

A Trabt Equipamentos de Proteção Individual traz diversos produtos de qualidade, que atendem aos requisitos das Normas Regulamentadoras. Hoje, vamos falar de um equipamento que está previsto na NR 6, que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e na NR 35, que estabelece os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura.


O equipamento é o Cinturão de Segurança tipo Paraquedista, item indispensável para trabalhos que envolvem altura e espaços confinados, servindo principalmente para fazer uma conexão entre o trabalhador e os sistemas de proteção contra quedas, fixando o trabalhador aos demais elementos de proteção, como o trava-quedas, o talabarte e outros, garantindo que o usuário, em risco de queda, fique pendurado pelo cinto, evitando uma colisão no piso inferior que poderia ser grave.


O equipamento possui utilidade em inúmeras áreas como construções civis, manutenção de fachadas, limpeza de telhados, pintura, serviços telefônicos, eletricidade, resgates, entre outros.


É importante destacar que esse é um item obrigatório na legislação, havendo a necessidade do uso sempre que houver risco de queda, para que os trabalhadores possam realizar suas atividades em segurança. 


A falta de utilização ou de disponibilidade do equipamento acarreta em multas e inúmeras penalidades para as empresas, como processos judiciais e interdição da instituição.


E quais os tipos de Cinturão de Segurança Paraquedista?


O equipamento é separado pela conexão, sendo focados em certas áreas de atuação:


  • Cinto paraquedista com 1 ponto de conexão: Ideal para utilizar em conjunto com talabarte em Y, trava quedas retrátil, trava quedas para corda ou trava quedas para cabo de aço.

  • Cinto para espaço confinado com alças nos ombros: Ideal para utilizar em atividades onde seja necessário o uso em conjunto do trapézio.

  • Cinto para trabalhos em posicionamento com ponto de conexão abdominal: Ideal para atividades em que seja necessário o uso em conjunto do talabarte de posicionamento, onde o trabalhador precisa das mãos livres.

  • Cinto para alpinismo industrial, acesso por cordas e resgate: Ideal para atividades onde exijam mais conforto para o trabalhador.

  • Cinto paraquedista para solda: recomendado para atividades de solda. Cinturão feito com as fitas em aramida, possui resistência aos respingos oriundos da atividade de soldagem. 


Fale com a Trabt EPI


Para a compra do EPI, acesse o site trabtepi.com.br, onde você pode conferir todos os equipamentos e finalizar sua compra por meio do WhatsApp (15) 3331-5530. 


Sua compra poderá ser retirada na Trabt EPI, localizada em Sorocaba - na Rua Santa Clara, 105, Centro - ou enviada diretamente à sua empresa, em qualquer lugar do Brasil.


Comentários