Gerenciamento do Estresse no Trabalho – Como diminuir um dos maiores desafios da medicina do trabalho.
Crédito: Freepik |
O estresse no ambiente de trabalho é um dos principais fatores que impactam a saúde física e mental dos trabalhadores, além de influenciar diretamente a produtividade e o clima organizacional. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse ocupacional é considerado uma epidemia global e um dos maiores desafios enfrentados pela medicina do trabalho na atualidade.
E com isso, empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de gerenciar o estresse entre seus colaboradores, implementando estratégias voltadas para o bem-estar dos funcionários e a criação de ambientes que favoreçam a saúde emocional.
O que é o Estresse no Trabalho e como ele Impacta a empresa?
O estresse no trabalho ocorre quando as demandas profissionais excedem a capacidade do trabalhador de lidar com elas, gerando sobrecarga emocional e física, podendo desencadear uma série de problemas de saúde, como ansiedade, depressão, distúrbios do sono, doenças cardiovasculares e burnout.
Além disso, os impactos do estresse vão além da saúde individual dos colaboradores, afetando também a organização como um todo, causando, por exemplo:
Queda de produtividade:
O estresse pode causar desinteresse e baixa produtividade, o que afeta a saúde financeira da empresa.
Aumento de afastamentos:
O estresse pode causar adoecimento, o que leva a mais afastamentos do trabalho
Gastos com tratamentos e treinamentos
A empresa precisa gastar com tratamentos de saúde e treinamentos para substituir os funcionários afastados, contribuindo para o aumento das contas.
Rotatividade de colaboradores:
Uma maior rotatividade de colaboradores, o que exige investimentos em recrutamento e seleção, além da perda da qualidade do produto e/ou serviço.
Prejuízo para a imagem institucional
O estresse pode prejudicar a imagem da empresa, podendo afetar em perda de clientes e aumento dos custos de operação.
Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho?
O gerenciamento do estresse no trabalho é um grande desafio, mas com a aplicação de estratégias eficazes, como o trabalho oferecido pela Trab para garantir a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores: organização e aplicação da CIPA.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão que atua na prevenção de acidentes e doenças no trabalho, visando a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores na empresa.
A CIPA é regulamentada pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo composta por representantes da empresa e dos empregados, encarregada de elaborar o mapa de riscos à saúde ocupacional, verificando as condições e ambientes de trabalho, e assim divulgando e prevenindo os riscos ao bem estar do colaborador.
E como posso adquirir o CIPA em minha empresa?
Para isso, é só entrar em contato com a Trabt através do número (15)3331-5533 ou pelo WhatsApp (15)3331-5533, com a opção também pelo e-mail: comercial@trabt.com.br
Estamos localizados em dois endereços: na Rua Santa Clara, 105 - Centro, Sorocaba - SP, 18035-251 e na Rua Antônio Bertone, 40 - Parque Bela Vista, Votorantim - SP, 18110-547
Comentários
Postar um comentário