Pular para o conteúdo principal

Legislação previdenciária e trabalhista foi tema de treinamentos internos em setembro

Mensalmente, promovemos treinamentos para os nossos colaboradores. No último dia 23 de setembro, o tema da discussão foi legislação previdenciária e trabalhista. O objetivo foi mostrar para os funcionários o mecanismo de investimento em segurança de trabalho, as normas, regras, além de multas, penalidades e sanções que as empresas podem receber, ao longo do ano, em caso de descumprimento, ou não promoção, das medidas de segurança. Dentre as temáticas abordadas, estão a norma geral de saúde e segurança do trabalho, riscos ocupacionais, insalubridade, periculosidade e medidas de prevenção.

De acordo com o nosso engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Soravassi, sempre promovemos ações para que os colaboradores tenham conhecimento sobre a legislação. "A partir do momento que se investe em treinamento para a equipe, é garantido que todas as informações sobre saúde e segurança do trabalho sejam uniforme. Ou seja, os colaboradores saberão responder qualquer dúvida de nossos clientes. Por isso, prezamos por uma equipe sempre atualizada", afirma.



O engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Soravassi, explicou os procedimento de investimentos em segurança do trabalho e a importância de cada colaborador nesse processo.

As medidas de prevenção adotadas pelas empresas funcionam como um funil, do mais efetivo para o menos efetivo de acordo com cada segmento, conforme explicado durante o treinamento. Esse funil é composto pela eliminação física do perigo, substituição do perigo, isolamento das pessoas do perigo, mudanças da forma como as pessoas trabalham e proteção do trabalhador com Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Também foram destacados os riscos ocupacionais, que decorrem das condições precárias inerentes ao ambiente ou ao próprio processo produtivo das diversas atividades profissionais. São condições ambientais de segurança do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador. Os riscos ocupacionais podem ser químicos, biológicos, ergonômicos, acidentais e físicos.

José Paulo Balduino é assistente técnico de segurança do trabalho e executa diariamente ações relacionadas à segurança dos colaboradores. para ele, o treinamento é fundamental para que todos tenham conhecimento sobre possíveis riscos e para que possam auxiliar o setor responsável. "A segurança do trabalho envolve todas as áreas da empresa. Podemos corrigir um erro com maior celeridade, pois somos informados por outros. Isso trás mais segurança para os colaboradores e empresa.

Por fim, foi explicado a diferença entre adicional de periculosidade e insalubridade, quando eles devem ser considerados, o que significam para a saúde do colaborador e quais as regras e normas das empresas quanto a isso.

Para Maria Cristina Costa, nossa técnica de enfermagem, este foi um treinamento muito importante para se ter uma visão mais ampla de tudo o que é necessário para o andamento seguro de uma empresa. “É muito importante, porque quanto mais o colaborador estiver instruído, mais ele se sentirá confiante em seu trabalho, e em tudo o que a empresa tem a oferecer”, destaca. 

Comentários