Pular para o conteúdo principal

A importância de realizar exames oftalmológicos com frequência

 No dia 07 de maio, foi celebrado o Dia do Oftalmologista, profissional responsável pela saúde ocular

Como forma de conscientizar sobre a realização periódica de exames oftalmológicos, no dia 07 de maio, é comemorado o Dia do Oftalmologista. A data foi escolhida por ter sido o mesmo dia em fundaram a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930.

O exame oftalmológico é uma das avaliações realizadas aqui na Trabt – Medicina e Segurança do Trabalho, por meio de testes de acuidade visual, avaliação da estrutura do olho, verificação da sensibilidade à luz, entre outros.

Exames oftalmológios é um dos serviços oferecidos na Trabt (Crédito: JF Gestão de Conteúdo)

Os resultados dos exames laborais oftalmológicos são registrados no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em que, nos casos dos nossos credenciados, recebem o resultado de forma 100% online.(Confirma mais informações clicando aqui:)

Com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade e atingir a população em geral, nossa equipe de profissionais realiza uma avaliação geral, que inclui: acuidade visual e prescrição de óculos, avaliação e tratamento de patologias oculares em geral, como catarata, glaucoma e patologias de retina.

Importância de realizar o exame

Obrigatórios, de acordo com o Projeto de Lei 3550/15, acrescentado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os exames laborais oftalmológicos previnem doenças ocupacionais relacionadas à visão, identificando problemas oculares que possam prejudicar o desempenho do trabalhador em suas atividades profissionais. Além disso, o exame faz parte dos exames complementares, seja admissional, periódico ou demissional, como avaliação da integridade do candidato ou colaborador. 

(Crédito Freepik)

A visão é um dos principais sentidos humanos e, por isso, devemos valorizar nossos olhos e, principalmente, fazer o uso correto de óculos de proteção. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima que, anualmente, ocorram mais de 150 mil casos de acidentes oculares, sendo os mais frequentes: perfurações, queimaduras, corpos estranhos e respingos de produtos químicos.

Para garantir a segurança do trabalhador, o uso completo de EPIs é de extrema importância, já no caso dos olhos, o uso incorreto dos equipamentos de proteção pode expor o funcionário a traumas oculares potencialmente graves que podem levar a cegueira. Além disso, a falta de óculos de grau, pode reduzir a eficácia e a qualidade do trabalho além de gerar um risco maior de acidentes ao próprio paciente e a terceiros.

Para saber mais informações sobre os nossos exames realizados, entre em contato pelo telefone (15) 3331-5533 ou pelo WhatsApp (15) 98146-0187.

 


Comentários